Abril 2021 | Banco Bmg

Campanha de Segurança | Golpes no Pix

Tempo de leitura: 2 minutos

O Pix, novo sistema de pagamento do Banco Central (BC), é uma revolução na forma de pagar e transferir dinheiro. Operando 7 dias por semana e 24 horas por dia, os valores são enviados de uma conta a outra em poucos segundos, e o melhor de tudo: gratuitamente.


Lançado no dia 16 de novembro de 2020, o Pix movimentou no primeiro mês de operação um total de R$83,4 bilhões, com 46,4 milhões de pessoas cadastradas. Em 30 dias, foram 92,5 milhões de operações; um verdadeiro sucesso!

Desde o início das divulgações, o BC sempre reforçou a segurança das transações via Pix, destacando os protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional (SNF), que já eram usados para operações de TED e DOC, além de camadas de segurança das próprias instituições financeiras por meio de biometria, reconhecimento facial e outros recursos.

Mesmo assim, e devido sua ampla aceitação entre os brasileiros, o Pix tornou-se alvo de tentativas de golpes. Por isso, visando impedir tais tentativas de fraudes, o BC está lançando a Campanha de Segurança contra Golpes Envolvendo o Pix, entre os dias 26 e 30 de abril de 2021. 

Campanha de Segurança contra Golpes Envolvendo o Pix

 

A Campanha de Segurança contra Golpes Envolvendo o Pix é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (BC), juntamente com as instituições participantes do Pix, e tem os objetivos de:

  • - Proteger os usuários contra as fraudes mais comuns envolvendo o Pix;
  • - Consolidar uma cultura de segurança digital entre os brasileiros;
  • - Alertar os cidadãos para as estratégias de engenharia social usadas por golpistas;
  • - Esclarecer os cuidados para não ser vítima de fraudes envolvendo o Pix.

 

A Campanha, que se estende por toda essa semana nas redes sociais, terá em seu encerramento uma Live no YouTube do Banco Central para promover a conscientização sobre como evitar golpes envolvendo o Pix.

O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 30/04, às 14:30 e contará com a participação do time de especialistas do BC, responsáveis pela implementação do Pix e representantes do mercado financeiro, que destacarão os principais golpes envolvendo o Pix. Participe!