Maio 2021 | Educação Financeira

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

Tempo de leitura: 3 minutos


Da mesma forma em que pessoas que pagaram menos tributos no ano anterior devem pagar a diferença à Receita Federal; quem pagou tributos a mais, receberá a Restituição do Imposto de Renda (IR). 


Dessa forma, o contribuinte que tem direito a receber parte do valor de volta, terá a quantia devolvida até o mês de dezembro do mesmo ano em que fez sua declaração ao Leão. Entenda como funciona a Restituição do IR.

O que é a Restituição do IR?

A restituição do Imposto de Renda (IR) trata-se do valor que ocontribuinte pagou a mais durante o ano anterior à Receita. Esse pagamento é referente aos tributos retidos na fonte em salários e benefícios, por exemplo, além de outras despesas no decorrer do ano ao qual a declaração faz referência. 

Se ao enviar sua declaração ao Leão, ficar comprovado que você pagou mais tributos do que devia, a Receita devolve a diferença por meio da restituição do IR.

Quem tem direito à restituição do IR?

O direito à restituição depende de diversos fatores. Somente com base no total de gastos e do imposto retido na fonte, a Receita consegue compreender se há ou não a necessidade de restituir algum valor para o contribuinte. 

Como consultar a restituição do IR?

Após enviar a declaração do IR, o programa da Receita Federal faz o cálculo automático de restituição. Vale destacar que o próprio contribuinte pode optar pela declaração completa ou simplificada, e analisar qual delas gera mais imposto a restituir.

Ao fim do prazo para declaração, basta entrar no site da Receita:  na página de restituições é possível consultar se sua restituição estará liberada no lote vigente ou no próximo. 

Quando a Restituição cai na conta?

A restituição do IR 2023 começará a ser paga em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro. 

No entanto, grupos preferenciais recebem a restituição antes, com destaque para idosos, portadores de doenças graves e de deficiências. A partir deles, quem se declara para o Leão da Receita Federal assim que o período se inicia, recebe sua restituição nos primeiros lotes; já quem deixa para entregar a declaração próximo ao prazo final, recebe nos últimos lotes.

Como receber a restituição do IR?

No momento do envio da declaração para o Leão, o contribuinte precisa informar uma conta de sua própria titularidade, em que o valor da restituição será creditado. Assim que a Receita disponibilizar a consulta aos lotes de restituição basta aguardar e, na data prevista, a restituição entrará automaticamente em sua conta. 

Ainda tem dúvidas sobre a Declaração do IR 2023? Confira todos os outros posts da série

Artigo atualizado em Maio de 2023

Banner_BancoBmg.png