Educação financeira para 60+: conheça a revistinha Bemi – Um pouco de Luz
Tempo de leitura: 4 minutos
Saiba mais sobre a importância de falar a respeito de educação financeira para todas as idades no blog do Bmg!
Com o passar dos anos, famílias brasileiras acumulam experiências e desafios, especialmente quando o assunto é dinheiro.
Para apoiar o público 60+ a tomar decisões mais conscientes e manter a tranquilidade nas finanças, o Instituto Marina e Flávio Guimarães, frente social do Grupo Bmg, desenvolveu a revistinha Bemi – Um pouco de Luz: um material educativo, acolhedor e feito sob medida para quem quer aprender mais sobre planejamento financeiro, crédito, poupança e consumo.
Confira tudo sobre essa iniciativa e baixe o seu exemplar!
A importância da educação financeira para pessoas 60+
Ao chegar à terceira idade, é comum lidar com mudanças na rotina financeira. Aposentadoria, aumento de gastos com saúde e até golpes voltados para idosos exigem mais atenção no dia a dia.
Ter conhecimento financeiro é uma forma de proteção e também de liberdade. Saber planejar, organizar os gastos e lidar com imprevistos são apoios para uma vida mais segura e com menos preocupações.
Consumo consciente na terceira idade
Fazer escolhas bem pensadas é essencial para manter o orçamento em ordem. Praticar o consumo consciente significa comprar com mais atenção, priorizando o que realmente faz sentido e evitando compras por impulso.
No dia a dia, isso pode se traduzir em atitudes simples como comparar preços no mercado, aproveitar promoções com planejamento, avaliar a real necessidade de um novo item para a casa ou até repensar gastos com lazer.
Planejamento financeiro para quem tem mais de 60 anos
Organizar a vida financeira também envolve pensar no futuro. Na revistinha Bemi, o leitor aprende a montar um bom planejamento, seja para equilibrar as contas mensais ou para guardar um valor com objetivos definidos.
Além disso, há orientações sobre como usar o crédito de forma responsável, sem comprometer o orçamento e sugestões práticas para poupar dinheiro mesmo começando com pouco.
Como lidar com dívidas e sair do vermelho
Ter dívidas é uma realidade para muitas pessoas. O importante é saber que é possível sair dessa situação com organização e calma. Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para mudar uma situação de negativação como por exemplo:
- - Anotar todas as contas
- - Definir prioridades
- - Pesquisar sobre renegociação de débitos
- - Cortar gastos desnecessários
- - Planejar compras com consciência
Com orientação e planejamento, é possível recomeçar e conquistar mais tranquilidade financeira.
Apresentação da revistinha “Bemi – Um pouco de Luz”
A revistinha Bemi – Um pouco de Luz é mais do que um material informativo: é um verdadeiro guia para pessoas da terceira idade que querem aprender a cuidar melhor do dinheiro.
A jornada é conduzida pelo esquilo Bemi, personagem inspirado no icônico cofrinho do Banco Bmg da década de 70.
Ao longo das páginas, Bemi conversa com os personagens e apresenta conceitos importantes de forma clara, acessível e interativa. A revistinha foi pensada para oferecer aprendizado e companhia com uma diagramação especial (fonte maior e páginas coloridas), atividades e passatempos que estimulam a memória, o raciocínio e auxiliam na fixação do conteúdo.
Essa revistinha é a primeira da coleção criada especialmente para pessoas 60+, com conteúdos que ajudam em situações financeiras do dia a dia.
Se você conhece alguém que pode se beneficiar dessa leitura, faça o download da revistinha no link abaixo e compartilhe esse conhecimento!