Janeiro 2022 | Bmg Empresas

Por que ter uma conta PJ para sua empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos

Tornar-se empreendedor envolve uma série de decisões, e uma delas é começar a ser pessoa jurídica. A partir do momento que você abre seu negócio e o registra, você deixa de ter apenas um CPF e passa a ter um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Um dos erros mais comuns para quem começa a empreender é justamente deixar toda a parte empresarial misturada à pessoal, principalmente as finanças. 

Por isso, iremos mostrar porque ter uma conta PJ para empresa é vantajoso para você e, principalmente, para o seu negócio.

Conta PJ – preciso mesmo abrir?

Apesar de não ser obrigatória a abertura de conta específica para a empresa, é aconselhável ter uma conta separada para controlar seu fluxo financeiro corporativo. Veja os motivos:

1) Organizar as finanças da empresa sem confundir ou esquecer-se de prazos de vencimento;

2) Saber e ter separada a quantia disponível para o pagamento de contas ou compra de insumos;

3) Receber linhas de créditos específicas para a empresa;

4) Controlar o fluxo de caixa da empresa e resguardar sua conta pessoal, caso haja um ou mais sócios também cuidando das finanças;

5) Atuar sem problemas com o Imposto de Renda;

6) Separar o patrimônio empresarial do pessoal e evitar a confusão patrimonial (Lei 13.874).

Outro motivo bastante vantajoso para as contas empresariais é a variedade de serviços específicos oferecidos, como maior limite de transferência ou de emissão de boletos.

Quem pode abrir uma conta empresarial?

Ainda que pareça óbvia a resposta, há diversos profissionais que perdem os benefícios de uma conta PJ por pensarem que não se enquadram nos requisitos.

Mencionamos que o requisito principal para abrir uma conta empresarial é ter o CNPJ formalizado e, nisso, estão incluídos todos os profissionais autônomos – inclusive os categorizados como MEI. 

Também podem abrir conta PJ condomínios, ONGs, cooperativas, associações com fins lucrativos, S/A de capital aberto ou fechado e empresas ME, EPP, EIRELI e LTDA.

Ao ter uma conta formalizada, a empresa dá corpo ao seu negócio. Assim, é possível traçar metas e planos para seu crescimento, com acompanhamento assertivo das finanças. E, para facilitar, já é possível abrir conta para PJ digital.

Você sabia de todas essas vantagens? Abra sua conta Bmg Empresas e aproveite todos os benefícios de ter uma conta exclusiva para o seu negócio!

Banner Conta PJ Bmg Empresas