Setembro 2021 | Banco Bmg

Saque-Aniversário FGTS: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Em 2020, o Conselho do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) liberou uma nova modalidade de retirada do Fundo de Garantia do trabalhador: o Saque-Aniversário.

Nesse modelo, o profissional com carteira assinada tem direito a retirar uma parcela do seu FGTS por ano, sempre no mês do seu nascimento.

Como funciona o Saque Aniversário FGTS?

 

Ao aderir à modalidade de Saque Aniversário do FGTS, um percentual do saldo do FGTS é acrescido de uma parcela adicional, anualmente. A retirada depende do valor acumulado, e pode ultrapassar R$ 2.900.

O Saque-Aniversário é uma modalidade opcional e sua adesão é realizada por meio do aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal

Vale reforçar, no entanto, que essa decisão deve ser feita com consciência, considerando aspectos que podem fazer a diferença futuramente, como:

  • - Ao aderir ao Saque-Aniversário, não será possível realizar o saque do saldo integral das contas do fundo em caso de demissão sem justa causa;
  •  
  • - Mas, mesmo aderindo, a multa dos 40% sobre o saldo do fundo permanece como direito do trabalhador.

 

Saque-Aniversário ou Saque Rescisão?

 

Com a publicação da Lei 13.932 de 2019, o governo Federal alterou as regras relativas ao saque do FGTS, incluindo o Saque Aniversário, que é a modalidade que permite aos trabalhadores retirarem parte do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário.

São elegíveis todos os trabalhadores que optarem pela modalidade de Saque Aniversário e possuir saldo disponível em sua(s) conta(s) FGTS ativa(s) ou inativa(s). 

Limite de contratação: alíquota limite de faixa de saldo no FGTS (total de todas as contas, ativas ou inativas) + parcela adicional, fixadas em lei:

tabela fgts.PNG

Já o Saque Rescisão é a modalidade de saque padrão para todos que possuem FGTS. É a modalidade que permite que o trabalhador com carteira assinada possa resgatar o saldo do FGTS se:

• for demitido sem justa causa
• ao se aposentar
• caso possua doenças graves
• compra de primeiro imóvel
• outro

O que é antecipação do Saque Aniversário?

 

A antecipação do Saque Aniversário FGTS trata-se de uma nova modalidade de crédito, sendo uma oportunidade de antecipar os valores do seu Saque-Aniversário e ter dinheiro extra.

A antecipação do Saque Aniversário funciona como um empréstimo. Para realizar, basta solicitar o valor no Banco Bmg e, assim que o empréstimo for aprovado, os valores serão pagos com seu Saque-Aniversário. 

Assim, você pode antecipar as parcelas que receberia nos próximos anos para ter o dinheiro em mãos agora. 

Se você está buscando uma grana extra para se livrar de dívidas, investir em um sonho, ou fazer uma viagem, a antecipação do Saque Aniversário é a mais indicada. 

Quem pode solicitar a antecipação do saque-aniversário?

 

Todos os trabalhadores que optarem pelo Saque Aniversário pelo aplicativo do FGTS e que possuam saldo FGTS disponível em suas contas ativas e inativas.