Setembro 2021 | Empréstimo

Saque-Aniversário FGTS: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 6 minutos

Em 2020, o Conselho do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) liberou uma nova modalidade de retirada do Fundo de Garantia do trabalhador: o Saque-Aniversário.

Nesse modelo, o profissional com carteira assinada tem direito a retirar uma parcela do seu FGTS por ano, sempre no mês do seu nascimento.

Entenda melhor o que é Saque Aniversário FGTS e as vantagens da antecipação do Saque Aniversário FGTS.

Como funciona o Saque Aniversário FGTS?
 

Ao aderir à modalidade de Saque Aniversário do FGTS, um percentual do saldo do FGTS é acrescido de uma parcela adicional, anualmente. A retirada depende do valor acumulado, e pode ultrapassar R$ 2.900.
 

O Saque-Aniversário é uma modalidade opcional e sua adesão é realizada por meio do aplicativo FGTS.

Vale reforçar que essa decisão deve ser feita com consciência, considerando aspectos que podem fazer a diferença futuramente, como:

- Ao aderir ao Saque-Aniversário, não será possível realizar o saque do saldo integral das contas do fundo em caso de demissão sem justa causa;

- Mesmo aderindo, a multa dos 40% sobre o saldo do fundo permanece como direito do trabalhador.

Saque-Aniversário ou Saque Rescisão?
 

Com a publicação da Lei 13.932 de 2019, o Governo Federal alterou as regras relativas ao saque do FGTS, incluindo o Saque Aniversário, que é a modalidade que permite aos trabalhadores tirarem parte do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
 

São elegíveis todos os trabalhadores que optarem pela modalidade de Saque Aniversário e possuírem saldo disponível em sua(s) conta(s) FGTS ativa(s) ou inativa(s). 

Desse modo, fica o limite de contratação: alíquota limite de faixa de saldo no FGTS (total de todas as contas, ativas ou inativas) + parcela adicional, fixadas em lei, conforme Saque Aniversário FGTS tabela:

tabela fgts

Já o Saque Rescisão é a modalidade de saque padrão para todos que possuem FGTS. É a modalidade que permite ao trabalhador com carteira assinada resgatar o saldo do FGTS se:

• for demitido sem justa causa;
• ao se aposentar;
• caso possua doenças graves;
• compra de primeiro imóvel;
• outro.

O FGTS fica disponível por quanto tempo?

O valor do saque aniversário FGTS ou não fica à disposição por tempo indeterminado. Isso quer dizer que a pessoa precisa sacar em um período de até três meses.

Se o valor não for retirado, ele volta para a conta do FGTS que está no nome do trabalhador. Além disso, é preciso fazer a solicitação até o último dia útil do mês de aniversário. Caso esse prazo seja perdido, é necessário esperar o próximo ano.

O Saque Aniversário FGTS vale a pena?
 

Sim, mas depende da sua necessidade. Optar pelo saque aniversário é uma ótima solução para quem deseja quitar dívidas e organizar a situação financeira no decorrer do ano.


Mas, vale lembrar que, em caso de uma demissão sem justa causa, pode ser que você precise do valor para ter uma renda enquanto procura por outro trabalho.

O que é antecipação do Saque Aniversário?
 

A antecipação do Saque Aniversário FGTS  ou Empréstimo FGTS é uma nova modalidade de crédito, sendo uma oportunidade de antecipar os valores do seu Saque-Aniversário e ter dinheiro extra.
 

A antecipação do Saque Aniversário funciona como um empréstimo. Para realizar, basta solicitar o valor no Banco Bmg e, assim que o empréstimo for aprovado, os valores serão pagos com seu Saque-Aniversário. 

Assim, você pode antecipar as parcelas que receberia nos próximos anos para ter o dinheiro em mãos agora e o melhor: sem parcelas mensais!

Se você está buscando uma grana extra para se livrar de dívidas, investir em um sonho, ou fazer uma viagem, a antecipação do Saque Aniversário é a mais indicada. 

Quem pode solicitar a antecipação do saque-aniversário?
 

Todos os trabalhadores que optarem pelo Saque Aniversário pelo aplicativo do FGTS e que possuam saldo FGTS disponível em suas contas ativas e inativas podem solicitar a antecipação do Saque Aniversário para sacar FGTS.

Como funciona o aplicativo do FGTS?
 

Para saber como fazer o Saque Aniversário FGTS, primeiro é preciso baixar o app FGTS na loja do seu dispositivo, seja sistema Android ou iOS.

Com ele, é possível fazer a solicitação, indicar a conta bancária que será usada para o valor ser creditado, acompanhar o processo e diversas outras finalidades.

Assim, após baixar o aplicativo, será necessário fazer um cadastro e preencher com todos os dados que são solicitados. Depois de todas as etapas concluídas, você conseguirá usar o app. 

Como pegar o valor do Saque de Aniversário FGTS?
 

Depois de seguir os passos de adesão da modalidade saque-aniversário, e solicitar a antecipação do FGTS no aplicativo do Banco Bmg ou no Whatsapp, o valor estará disponível em sua conta.

Como contratar o Empréstimo FGTS?


Site de Autocontratação

Contrate pelo Whatsapp

Contrate pelo app


*Sujeito à análise de crédito e incidência de encargos. Utilize o crédito de forma consciente e somente em caso de necessidade. 1. Empréstimo pessoal para antecipar o valor de até 10 saques anuais utilizando o saldo do FGTS como garantia. 2. As parcelas antecipadas serão pagas anualmente, no mês em que seria efetuado o saque aniversário, mediante repasse do valor pela Caixa Econômica Federal diretamente ao Bmg. Para contratar, é necessário aderir à modalidade Saque Aniversário do FGTS. 3.Durante o prazo em que houver parcelas a serem descontadas, o saldo do FGTS ficará bloqueado para outros saques. Antes da contratação, consulte todas as condições em https://www.bancobmg.com.br/emprestimo/antecipacao-saque-aniversario-fgts/.

Artigo atualizado em Junho de 2023.

banner_rodape_FGTS