Novembro 2021 | Cartão de Crédito

5 dicas para proteger seu cartão de crédito nessa Black Friday

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Você já deve ter notado que as compras online estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros, desde o pedido de um fast-food, até o supermercado. Mais do que isso, a Black Friday se aproxima. 

E, como já citamos aqui, o cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas para esse tipo de compra. No entanto, reforçamos que apesar da praticidade é fundamental ter cuidado ao usar seu cartão no e-commerce.

Até onde é seguro comprar online?

 

As compras online são 100% seguras, desde que feitas em portais confiáveis. Como o crescimento do e-commerce está em alta, acaba sendo uma oportunidade para golpistas e hackers utilizarem dados e informações de forma indevida o que gera insegurança na hora de efetivar compras e negócios de forma remota.

Diversos procedimentos são adotados pelos órgãos que defendem o consumidor. As políticas de cookies e a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) são alguns exemplos. Mas você também pode e deve tomar suas devidas precauções:

1 - Use o cartão virtual. O cartão virtual tem o mesmo limite e benefícios que o cartão físico, porém ele é gerado com dados diferentes, únicos, que só podem ser utilizados uma única vez e você pode acessar no app da sua instituição financeira. Priorize essa opção.

2 - Cuidado com sites. Fuja de links enviados por estranhos e nunca salve os dados do cartão no site; ao comprar pela internet os navegadores armazenam os dados para facilitar futuras compras, porém o site pode sofrer algum ataque ou ter vazamento de dados. 

3 - Configurações de preenchimento automático. Desative essa função nas configurações do seu navegador e evite que os seus dados fiquem salvos em sites. 

4 - De olho na fatura. Fique atento aos lançamentos na sua fatura. Se perceber algo suspeito, como uma cobrança indevida, você pode entrar em contato com o banco ou bloquear o cartão pelo app. 

5 - Pesquise antes de comprar. Infelizmente são comuns os golpes com sites de empresas falsas ou anúncios de ofertas para atrair clientes e roubar dados, por isso, sempre pesquise sobre o site, compre em empresas confiáveis, priorize recomendações de amigos e familiares.

Com essas dicas é completamente possível unir a comodidade das compras online com a segurança que as transações financeiras exigem. Acompanhe nosso blog para se manter sempre informado.

Banner_CartaoDeCredito.png