Janeiro 2022 | Cartão de Crédito

9 dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

Tempo de leitura: 3 minutos

Em tempos de instabilidade econômica é cada vez mais importante saber usar de maneira inteligente o cartão de crédito, que tem sido um dos principais motivos de endividamento, já que as taxas de juros do pagamento rotativo são superiores aos 300% ao ano.

O recurso da compra a prazo por cartão de crédito é um dos mais utilizados para compras, já que é aceito em, praticamente, todos os tipos de estabelecimentos brasileiros. Porém, a facilidade pode levar ao descontrole. O resultado são dívidas de juros altos que se estendem por meses e até mesmo por anos.

Para você que não quer engrossar as estatísticas de endividamento por cartão de crédito e tê-lo como parceiro nas finanças, veja a seguir 9 dicas práticas para usá-lo com sabedoria.

Como usar o cartão de crédito corretamente?

É uma unanimidade entre especialistas em finanças: cartão de crédito não é um inimigo, e sim, sua forma de uso. Confira dicas simples para evitar problemas financeiros com o cartão:

1) Controle o limite: para quem tem dificuldade de controlar o uso, ter um cartão de crédito com limite acima do que ganha mensalmente pode ser uma armadilha. Portanto, é ideal ter um limite que não ultrapasse a renda.

2) Evite usá-lo para compras corriqueiras: sabe aquele cafezinho na padaria? Ele é uma daquelas compras do dia a dia que no final do mês pode representar um gasto considerável.

3) Avalie a sua necessidade real: muitas vezes a causa de faturas altas está em compras por impulso. A melhor estratégia é pensar bem se realmente tem a necessidade daquele item no momento.

4) Confira se há juros em compras parceladas: seja em compras físicas ou online, é importante verificar se o parcelamento contém juros. A recomendação é sempre evitar parcelamento com juros embutidos.

5) Reduza o número de cartões: quanto mais cartões, mais chances de criar novas dívidas. Tenha, no máximo, dois cartões com datas de pagamentos diferentes para facilitar a organização das finanças.

6) Veja a possibilidade de retirar a anuidade: se é um cliente antigo, converse sobre a retirada ou diminuição do valor da anuidade. Vale lembrar que todos os cartões de crédito Bmg têm anuidade gratuita.

7) Evite o pagamento mínimo: pague sempre o valor integral da fatura. O pagamento mínimo da fatura do cartão gera juros altos e a dívida se transforma em uma bola de neve.

8) Analise a fatura: uma forma de entender os seus gastos e controlá-los é analisando os detalhes da fatura mensalmente.

9) Evite tê-lo sempre na carteira: para não efetuar compras sem pensar bem, somente coloque o cartão na carteira ou bolsa quando a aquisição já foi planejada.

Agora, é com você. Siga as dicas para controlar melhor os gastos e ficar longe de dívidas. Faça o seu cartão de crédito trabalhar a seu favor e continue acompanhando nossas dicas!