Como evitar o rotativo do cartão? Confira dicas para controle dos gastos e opções mais vantajosas de crédito!
Tempo de leitura: 6 minutos
Está com o orçamento apertado e quer saber como evitar o rotativo do cartão de crédito? Veja as dicas do Bmg!
Um dos grandes vilões no uso do cartão de crédito é a dificuldade em pagar o valor integral da fatura. Quando isso acontece, o rotativo do cartão de crédito é automaticamente ativado.
Para você entender melhor, ao pagar uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na próxima fatura a vencer, sendo que esse valor restante é o famoso crédito rotativo.
O problema é que você paga esse crédito rotativo com juros e encargos. Embora pareça uma solução rápida, esse crédito pode descontrolar o orçamento. Para que isso não ocorra, nós mostramos os riscos de pagar a parcela mínima da fatura, como controlar os gastos do cartão e opções de crédito para fugir do rotativo!
Quais os riscos de pagar somente a parcela mínima da fatura do cartão?
Quando está difícil arcar com os gastos do cartão de crédito, é tentador pagar somente a parcela mínima, deixando um saldo devedor. No entanto, ao fazer isso, você entra no crédito rotativo, que é, na verdade, uma modalidade de financiamento.
Mas como funciona o rotativo do cartão? Nesse cenário que você não paga o valor total da fatura até o vencimento, o que não foi pago, ou seja, o saldo remanescente, aparece na próxima fatura com juros e encargos.
Em 2025, a taxa média de juros do rotativo do cartão chegou a 445% ao ano, segundo o Banco Central. Dessa forma, quando não se utiliza o rotativo com cuidado, ele pode se transformar em uma bola de neve, gerando dívidas altíssimas, porque você paga juros sobre juros.
Vale lembrar que o prazo máximo de utilização de crédito rotativo é de cerca de 30 dias, em seguida é oferecido o parcelamento da fatura.
Parcelar a fatura é melhor do que entrar no rotativo?
Quando o orçamento está apertado para pagar a fatura integral do cartão de crédito, o consumidor tem duas opções: entrar no rotativo ou parcelar a fatura. Afinal, o que é melhor escolher?
Escolher a opção de parcelar a fatura é melhor do que utilizar o crédito rotativo, pois os juros do parcelamento costumam ser menores do que entrar no rotativo. Além disso, ao parcelar, você tem um controle financeiro maior dos seus gastos, pois as parcelas são fixas.
Como ter um controle dos gastos do cartão e evitar o rotativo?
Para evitar o rotativo do cartão e até mesmo o parcelamento da fatura, é importante conhecer algumas dicas para controle de gastos, como:
• Determinar um valor para o uso do cartão de crédito de acordo com o seu orçamento mensal;
• Ter um comprometimento para pagar a fatura no vencimento;
• Não emprestar seu cartão de crédito para outras pessoas;
• Pensar bastante antes de uma compra para evitar gastos por impulso;
• Ter apenas um cartão de crédito;
• Tomar cuidado ao parcelar as compras, verificando parcelas de compras anteriores pendentes (ter uma planilha com esses gastos pode ajudar);
• Fazer um planejamento financeiro mensal, incluindo a despesa com a fatura do cartão;
• Buscar opções de crédito com juros menores do que os do rotativo.
Quais as melhores opções de crédito para evitar o rotativo do cartão?
Se você está com dificuldade para fazer o pagamento do cartão de crédito, está na hora de conhecer opções de crédito com juros menores para evitar o rotativo e as dívidas no cartão de crédito.
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade muito atrativa de empréstimo, porque conta com uma das menores taxas de juros do mercado financeiro: a partir de 1,85% ao mês.
Destinado a aposentados e pensionistas do INSS, o consignado é uma ótima solução para quitar a fatura do cartão com taxas e encargos muito menores.
Antecipação do Saque-Aniversário FGTS
A antecipação do saque-aniversário do FGTS é também é uma ótima forma de crédito para evitar o rotativo do cartão.
Com uma das taxas mais atrativas do mercado financeiro, a antecipação do saque-aniversário ainda tem a vantagem de não gerar parcelas mensais, uma vez que o débito é feito anualmente quando o valor do saque-aniversário for disponibilizado no saldo do FGTS.
Cartão de Crédito Consignado
O Cartão de Crédito Consignado é uma alternativa com juros mais baixos frente aos cartões de crédito convencionais. Isso ocorre porque o valor mínimo da fatura é descontado diretamente do benefício ou da folha de pagamento.
Enquanto um cartão convencional oferece até 35 dias para pagar, o Cartão de Crédito Consignado pode oferecer até 45 dias. Além disso, com o Cartão de Crédito Consignado Bmg, é possível sacar até 70% do limite e transferir o valor para a conta, ampliando sua flexibilidade financeira.
Controle financeiro do cartão de crédito e mais tranquilidade para você
Para não cair no rotativo do cartão, a dica é fazer um planejamento das suas despesas e um controle de gastos de acordo com os seus ganhos mensais. Caso o orçamento esteja apertado, revise suas despesas e tente cortar itens supérfluos e evitar as compras por impulso.
Com pequenos ajustes e organização nas finanças, você faz o uso do cartão de crédito com mais sabedoria, utilizando a facilidade que ele oferece na hora das compras. E, na hora de pagar a fatura, você consegue fazer o pagamento integral do valor.
É claro que imprevistos acontecem, mas é sempre bom saber como evitar o rotativo do cartão de crédito, fugindo dos juros nas alturas, optando por modalidades mais vantajosas, como o saque-aniversário do FGTS.
Quer dinheiro na conta sem burocracia? Conheça as vantagens e como fazer a antecipação do saque-aniversário no Bmg!