Janeiro 2023 | Cartão de Crédito

Samsung Wallet é seguro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o pagamento eletrônico por celular se tornando cada vez mais frequente, é comum que a segurança digital entre em discussão. Afinal, pagar com Samsung Wallet é seguro?

A Samung Wallet integra uma das plataformas mais seguras do universo das finanças, que é o sistema de segurança da Samsung: o Samsung Knox.  Anteriormente chamado de Samsung Pay, o Samsung Wallet é a carteira digital da Samsung. A função do Pay (pagamentos por aproximação) permanece dentro da Wallet, agora com o nome de “Cartões de Pagamento”.

Principais inovações de segurança digital para o Samsung Wallet
 

Jean Christian Mies, presidente da Ayden para a América Latina, com seu estudo:  Carteiras Digitais: O próximo passo da mobilidade, mostrou ao mundo que se pode confiar nas carteiras digitais, já que estas foram desenvolvidas para serem muito mais seguras que a navegação online a que estamos acostumados. Então, a desconfiança surge muito mais pela falta de informação do que por falhas nos sistemas de pagamento eletrônico das carteiras digitais.
 

O funcionamento do Samsung Wallet pode ser resumido da seguinte maneira: ao solicitar o uso da carteira digital é gerado na hora um PIN, um reconhecimento biométrico ou facial para autorizar a transação. 

Através desse sistema criptografado, os detalhes do cartão físico ou virtual são desnecessários por serem substituídos por um identificador exclusivo e criptografado (PIN, reconhecimento biométrico ou facial), evitando que os dados sejam passados não só para os lojistas, mas também para pessoas mal intencionadas.

Vale a pena aderir ao Samsung Wallet?
 

É claro que a pessoa que possuir a senha de acesso conseguirá efetuar uma transação. Por exemplo, se mais alguém tem a digital de acesso cadastrada no seu  celular Samsung ela consegue abrir o app do Samsung Wallet e liberar uma transação. 
 

Chama atenção, também, o sistema de segurança Samsung Knox em multicamadas, com opções de “pasta segura” e Knox Vault que é um software feito exclusivamente para proteção de dados sensíveis, como são os dados bancários. O Knox Vault garante que mesmo uma pessoa mal intencionada, se desmontar o celular para o roubo de dados, não conseguirá acessar esse chipset seguro.

A Samsung atua em conjunto com as big techs Google, Qualcomm e Cisco para aprimorar constantemente o risco de vulnerabilidades. Portanto, o Samsung Wallet como funciona hoje é mais seguro até mesmo que a aproximação dos cartões físicos.

Outra vantagem oferecida pelo Samsung Wallet é o Samsung Rewards, programa de pontuação próprio que gera pontos e benefícios ao usuário. Com isso, o Samsung Wallet não apenas é seguro, como benéfico e recompensador.

Artigo editado e atualizado em: 12/05/2023