Outubro 2020 | Conta Digital

10 perguntas e respostas sobre o Pix

Tempo de leitura: 5 minutos


Você viu que o Pix vai começar as operações no dia 16 de novembro de 2020? Esta novidade no mercado financeiro tem muito a melhorar nas experiências dos clientes, sendo um novo modo de transferir, pagar e receber dinheiro de forma instantânea, a qualquer hora e qualquer dia, inclusive nos finais de semana!

Mas, como todas as coisas novas, existem diversas perguntas que as pessoas estão fazendo, por este motivo fizemos este post, para responder 10 perguntas sobre o Pix.

O que é Pix?


Pix é o novo meio de pagamento e transferência de dinheiro entre pessoas físicas e também pessoas jurídicas.
A transação ocorrerá em até 10 segundos, e a pessoa poderá transferir 24 horas por dia, e nos 7 dias da semana!


Como o Pix funciona?


A transferência ou o pagamento poderá ocorrer de 2 formas:


  • QR Code:
    A pessoa que vai receber o dinheiro vai gerar um Qr Code no aplicativo da instituição financeira, mostra para o pagador e ele vai fazer a transferência ou pagamento com o leitor do Qr Code;

  • Chaves Pix:
    A pessoa que vai receber o dinheiro informa apenas 1 chave Pix para o pagador. No aplicativo do banco, ele deverá selecionar a opção de fazer um Pix, colocar a chave Pix do recebedor, automaticamente os dados do recebedor aparecerá na tela da transferência, para conferir os dados e confirmar o pagamento.


O que são chaves Pix?


Chaves Pix
são os dados que servem para identificar a conta dos usuários que estarão vinculados com uma conta na instituição financeira. Os usuários pessoas físicas poderão utilizar o CPF, celular, e-mail ou o código único do Pix para ser a sua chave.


Como cadastrar as chaves do Pix?


Para cadastrar a sua chave Pix na conta digital do Bmg
, é simples, basta acessar o aplicativo no seu celular. Selecionar o menu a opção do PIX e realizar o cadastro.


Lembrando que uma chave só pode ser cadastrada em uma instituição, ou seja, se você cadastrar o CPF na sua conta do Bmg, todas as vezes que você utilizar este CPF para receber dinheiro, você receberá na conta do Bmg.

Posso mudar minha chave para um outro banco?


Caso você queira mudar a chave de um banco para outro, você poderá realizar a portabilidade. Para fazer a portabilidade, você deverá pedir diretamente para o banco que contém a sua chave;


E, uma outra forma, é se você tentar cadastrar uma chave em uma conta, mas ela já está cadastrada em uma outra instituição, você deverá receber uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.

Após isto, o DICT, que é o sistema do Banco Central, será o responsável por garantir que a portabilidade ocorra com sucesso.

Qual a diferença entre Pix, Ted e Doc?


Fizemos um post completo sobre as diferenças entre o Pix, TED e DOC aqui.


O Pix chegou trazendo grandes mudanças e melhorias. O Pix será gratuito para os clientes PF das instituições financeiras; e podendo realizar as transferências em qualquer dia e qualquer horário. E o melhor, a transação ocorre em até 10 segundos.

Já o TED e DOC podem ser cobrados dependendo da instituição financeira, além de poder realizar as transações somente nos dias úteis e horários limitados. E, a transação pode demorar de minutos a dias dependendo do cenário.

Pix é seguro?


O Pix possui os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional, que são utilizados no TED e DOC. E ainda possuem camadas de segurança oferecidas pelas próprias instituições financeiras como, por exemplo, biometria, reconhecimento facial, senhas, etc. Mas, mesmo tendo uma boa segurança, sempre tome cuidado com os seus dados.


Pix é de graça?


Para pessoas físicas, o Pix será gratuito, ou seja, não precisa pagar a tarifa para o banco.

Já para pessoas jurídicas, podem ter custos para utilização do Pix.

O custo das transações serão de responsabilidade das instituições financeiras.

Tem limite de valor por transação?


O Banco Central não definiu um limite por transação através do Pix
, porém, as instituições financeiras poderão definir um limite para a segurança de seus clientes.


O que fazer caso enviar Pix para pessoa errada?


Para evitar erros, sempre confira os dados e os valores para quem vai receber o seu dinheiro. Mas, caso envie um valor para uma pessoa errada, você deverá entrar em contato com a pessoa que recebeu o seu dinheiro por engano e pedir a devolução. Não existe a possibilidade de cancelar um pix após a sua confirmação de envio.