Março 2020 | Conta Digital

Conheça os principais termos financeiros para ajudar nas suas finanças

Tempo de leitura: 5 minutos

Para realmente aprender a organizar suas finanças e lidar com seu dinheiro é preciso entender o que está sendo falado. Para ajudar na compreensão deste universo repleto de palavras e termos próprios, criamos esse pequeno dicionário financeiro.

Anuidade

Essa é taxa cobrada pelos grandes bancos para você poder utilizar um cartão de crédito, podem chegar a R$1500 por ano. Com a conta digital Bmg, você não paga anuidade para usar o seu dinheiro ou o ser cartão.

Bandeira

É a empresa responsável pelo seu cartão. Elas comunicam as transações que você faz para o emissor do cartão, no caso, o Bmg. Todos os cartões do Bmg são emitidos com a bandeira Mastercard.

Caixa Eletrônico

Caixa bancário, terminal bancário ou mais conhecido como caixinha é um dispositivo que permite aos clientes a utilização de alguns serviços bancários, como saques, consulta de extrato e transferências, sem a necessidade de ir a uma agência. Na conta digital Bmg você pode sacar dinheiro na rede de caixas eletrônicos nas agências Bmg  ou em toda a rede Banco24Horas. 

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma linha de crédito que você pode utilizar diretamente para realizar compras de produtos e serviços. O cartão funciona como um empréstimo momentâneo que pode ser renovado a cada mês com o pagamento da fatura e liberação do limite.

Cartão de Débito

O cartão de débito é a forma que você tem para utilizar o dinheiro que já está na sua conta sem precisar sacar. Para usar o cartão de débito em compras é necessário ter saldo disponível em conta.

CET

Custo Efetivo Total, ou CET, é uma informação em percentual que indica todas as taxas, tarifas, juros e encargos que existem dentro de um empréstimo ou financiamento. Com essa forma de apresentação dos custos fica mais fácil a comparação entre produtos financeiros de entidades diferentes.

Conta Corrente

É a forma comum de manter o seu dinheiro numa instituição financeira. Funciona como uma carteira em que você deposita o seu dinheiro e pode utilizar nos serviços de saques, transferências, investimentos e outros.

Conta Digital

Uma conta digital oferece a maioria dos serviços essenciais bancários, mas sem possuir uma agência física. 

Débito Automático

O débito automático é uma funcionalidade bancária que permite o cadastro de contas para pagamento automático. O valor é debitado do saldo da conta no dia do vencimento, o que elimina a necessidade de ir ao banco para realizar o pagamento.

Depósito por Boleto

Essa funcionalidade da conta digital Bmg é uma das maneiras para colocar dinheiro na conta e ter saldo para realizar transferências, pagamentos e transações de débito. O boleto pode ser gerado diretamente no aplicativo e o valor será depositado em até 2 dias úteis.

Extrato bancário

O extrato é um relatório que contém as informações transacionais da sua conta, como entradas, saídas e lançamentos futuros. As movimentações do extrato são discriminadas por transação.

IOF

Imposto sobre Operações Financeiras, ou IOF, é um imposto federal cobrado nas operações de crédito, câmbio, seguros e valores e títulos imobiliários.

Internet Banking

Internet Banking é uma página segura de banco na internet em que você consegue realizar operações financeiras, como transferências, acompanhar o extrato da conta. O internet banking oferece muita conveniência já que possibilita a realização de operações fora do horário de funcionamento das agências.

Juros

É o custo sobre um empréstimo que se acumula com o tempo, visto para os clientes como a diferença entre o valor do crédito solicitado e o valor final pago.

Juros Compostos

É a forma de calcular os juros que acumula, em determinada data, o valor no saldo do empréstimo ou investimento.

Lançamentos futuros

São as receitas e despesas que já estão previstas para o futuro. No extrato aparecem junto a data de lançamento e valor.

Parcelado

O parcelado ou parcelamento são partes da divisão de um valor em uma compra de produto ou serviço que será pago em determinado tempo.

Portabilidade de crédito

É a transferência de uma dívida de crédito ou financiamento para outra instituição bancária. Dessa forma, o débito das parcelas serão realizados pelo novo banco de escolha.

Rotativo

É um empréstimo referente ao cartão de crédito para clientes que não conseguirem efetuar o pagamento da fatura na data de vencimento.

Saque

Ação de retirar um valor em espécie da conta nos caixas eletrônicos ou direto nas agências bancárias. No Bmg, os saques podem ser feitos em toda a rede Banco24Horas.

TED

Sigla para Transferência Eletrônica Disponível, é uma transferência de dinheiro entre contas de bancos diferentes. As operações de crédito realizadas dentro do horário comercial bancário são efetuadas no mesmo dia útil. As transferências no Bmg são gratuitas e ilimitadas para qualquer banco no Brasil.