Pix Automático: entenda como funciona e como usar no app Bmg
Tempo de leitura: 5 minutos
O Pix Automático já está no Bmg! Saiba como ele funciona e quais são as vantagens desse método de pagamento
O Pix foi lançado oficialmente em 2020 pelo Banco Central (BC). De lá para cá, ele se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, superando o dinheiro em espécie e os cartões de crédito e débito.
Segundo os dados de dezembro de 2024 do BC, o Pix já era utilizado por mais de 76% da população – enquanto que, em 2021, apenas 46,1% dos brasileiros usavam esse método de pagamento no dia a dia.
Tamanha popularidade, o Pix ganhou uma nova modalidade em junho de 2025: o Pix Automático. Continue lendo o texto abaixo e saiba como ele funciona e quais são as vantagens de aderir à novidade no app do Bmg!
O que é o Pix Automático?
O Pix Automático é bem similar à função de débito automático, ou seja: você pode agendar pagamentos recorrentes de produtos e serviços para facilitar o seu dia a dia, como:
• Conta de água
• Conta de luz
• Internet
• Academia
• Condomínio
• Mensalidades escolares
• Serviços de streaming
• E mais!
Com o Pix Automático ativo, você permite que as transferências recorrentes sejam feitas de forma automática, sem precisar autenticar cada transação. Os pagamentos são realizados sempre na data de vencimento acordada com a empresa, garantindo previsibilidade e segurança.
Dessa forma, quando os pagamentos são cadastrados nessa função, você não precisa mais se preocupar em efetuar a transferência: o repasse é feito automaticamente do banco ao recebedor, sempre na data combinada.
E para garantir ainda mais tranquilidade, você será avisado antes de cada cobrança e poderá cancelar o pagamento até um dia antes, se desejar.
→ Leia também: Pix Programado Bmg: saiba o que é e como funciona
Como funciona o Pix Automático?
Para utilizar a modalidade Pix Automático, você precisa autorizar que a instituição financeira faça as transações de forma recorrente.
Essa permissão é feita por meio de um QR Code, disponibilizado pela empresa nas opções de pagamento da fatura.
Ou seja: para usar o Pix Automático, é necessário que a empresa responsável pelo produto ou serviço ofereça essa opção de pagamento. Só depois de fazer o cadastro prévio é que o pagamento recorrente passa a valer.
Pix Automático ou débito automático: qual é a diferença?
A principal diferença entre as duas modalidades de pagamento é que o Pix Automático abrange mais serviços que o débito automático não contempla, como assinaturas de streaming e mensalidades escolares.
No geral, o Pix Automático funciona para qualquer tipo de conta, desde que a empresa ofereça esse método de pagamento.
Além disso, o Pix Automático também conta com a realização de pagamento instantâneo a qualquer momento, mesmo aos finais de semana e feriados. Já o débito automático só é processado em dias bancários.
Outra diferença é que o Pix dá mais autonomia para o cliente ajustar ou cancelar seus pagamentos.
Quais são os benefícios do Pix Automático?
Confira a seguir quais são as vantagens de aderir ao Pix Automático:
Praticidade
Você só precisa autorizar o pagamento uma única vez. As próximas transações ocorrem automaticamente, evitando que você esqueça de pagar uma conta e pague juros ou multa por isso.
E o melhor: antes de cada cobrança, você será notificado. Assim, mantém o controle total sobre seus pagamentos.
Organização
Com o Pix Automático, você pode gerenciar os seus pagamentos com mais precisão: cancele quando quiser e defina valores máximos para cada pagamento direto no app do Bmg.
Segurança
A segurança é um dos principais pilares do Pix, como aponta o Banco Central. Além disso, com a modalidade automática dele, você corre menos risco de cair em golpes do falso boleto.
Não há custos adicionais
O Pix Automático não possui nenhuma cobrança ou taxa pela utilização do serviço. E fique despreocupado: caso você esteja sem saldo suficiente na conta para efetuar o pagamento recorrente, nós te avisaremos!
Como agendar pagamentos com o Pix Automático no Bmg?
Como falamos antes, é necessário que a empresa recebedora aceite o Pix Automático como meio de pagamento para você poder usá-lo no aplicativo do Bmg.
Caso a empresa aceite, basta seguir o passo a passo abaixo:
• Abra o app do Bmg
• Em seguida, acesse a “Área Pix” na tela inicial
• Depois disso, escolha a opção “Pix Automático”
• Leia o QR Code gerado pela empresa recebedora
• Por fim, autorize as recorrências
Também existe outro meio de usar o Pix Automático: ao realizar o pagamento no site da empresa, escolha a opção “Pix Automático” e informe os dados da sua conta. Logo depois, você receberá uma notificação no app do Bmg para autorizar a recorrência.