5 dicas para não cair em golpes no Dia do Cliente
Tempo de leitura: 3 minutos
Quer aproveitar as promoções no Dia do Cliente? Confira as dicas que o Bmg preparou para evitar cair em golpes!
No Brasil, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e tem como objetivo homenagear os consumidores e manter o relacionamento deles com as empresas cada vez mais próximo.
Contudo, apesar dessa data contar com diversas promoções, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes financeiros.
A seguir, confira cinco dicas que o blog do Bmg separou e saiba como ficar protegido contra eventuais crimes.
Dia do Cliente: o que é e quando é celebrado?
O Dia do Cliente foi criado em 2003 no Brasil e é comemorado em 15 de setembro. A ideia por trás dessa data é justamente estreitar o relacionamento entre empresas e consumidores, ajudando na fidelização da marca.
Além disso, a data também é conhecida popularmente pelas inúmeras ofertas que muitas empresas costumam fazer nesse dia – o que também chama a atenção de criminosos.
Por conta disso, o blog do Bmg reuniu cinco dicas importantes para você evitar cair em golpes envolvendo essa data. Confira a seguir.
→ Leia também: Modo Segurança: saiba como ativar no app do Bmg
5 dicas para não cair em golpes no Dia do Cliente
1. Desconfie de preços muito baixos
Viu algum anúncio com preço imperdível? Tome cuidado, pois isso pode ser um golpe. Exemplo: dificilmente um celular que custa R$ 3 mil será vendido com 80% ou 90% de desconto. Essas promoções com preços muito baixos são usadas como isca por golpistas.
Por isso que é importante comparar os preços entre diferentes lojas.
2. Compre apenas em canais oficiais
Outra dica importante para evitar cair em golpes no Dia do Cliente é comprar apenas em canais oficiais da empresa. Confira se a URL do site tem o nome correto da marca e que as redes sociais ou meios de comunicação tenham selo de verificação.
Além disso, evite clicar ou abrir links recebidos por SMS ou e-mail.
3. Confira a reputação da loja
A reputação da loja deve ser outro ponto a ser considerado pelo consumidor antes de efetuar a compra. Sites como Reclame Aqui e Procon contam com avaliações da experiência de outros clientes, o que ajuda a definir se a empresa é confiável ou não.
4. Use meios de pagamentos seguros
Na hora de efetuar o pagamento, dê preferência para o cartão de crédito ou para a carteira digital que ofereça proteção contra fraudes. Evite utilizar o Pix, uma vez que o processo para ter o dinheiro estornado é mais burocrático.
→ Leia também: Golpe do Pix: como se proteger nesta Black Friday?
5. Fique atento nas redes sociais
Muitos golpistas utilizam perfis falsos que assemelham lojas conhecidas. É importante verificar se essas contas são verdadeiras antes de comprar algum produto deles. Para isso, veja se o perfil tem selo de verificação ou confira o número de seguidores.