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Golpe da Falsa Central - Veja como se prevenir contra essa fraude

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Nos últimos anos, a tecnologia avançou de forma significante e trouxe muitos benefícios para a vida cotidiana. Porém, com esses avanços, também surgiram novas maneiras e oportunidades para criminosos cometerem golpes, que vão dos mais simples aos mais sofisticados. 

O Golpe da Falsa Central é um desses exemplos. Imagine receber uma ligação em nome do seu banco, em que o atendente pede seus dados pessoais ou solicita que você acesse um site ou instale um aplicativo para realizar alguma "atualização" na sua conta. Muito estranho, não é mesmo? 

Pois esse é o modo como acontece o Golpe da Falsa Central. Confira mais sobre esse tipo de fraude. 

Golpe da Falsa central: Entenda Como Funciona 

O Golpe da Falsa Central é uma estratégia utilizada por criminosos para se passarem por representantes de empresas de serviços essenciais como energia elétrica, gás, água ou até mesmo instituições financeiras. 

Nesses casos, o golpista entra em contato com a vítima, fingindo ser um funcionário do banco, com o objetivo de convencê-la a acessar sites falsos, instalar aplicativos maliciosos ou seguir procedimentos que permitam a obtenção de informações bancárias.

Com os dados pessoais em mãos, os fraudadores buscam criar cartões falsos em nome da vítima, realizar compras e até mesmo solicitar empréstimos em outras instituições. 

E o golpe da falsa central pode ser ainda mais sofisticado, em alguns casos, o número de telefone exibido na tela pertence à Central de Atendimento do banco, mas foi alterado por software malicioso, por isso é muito importante estar sempre atento para não se deixar enganar pela ação dos golpistas.

Como se proteger do Golpe da Falsa Central

Se proteger do Golpe da Falsa Central requer vigilância e conhecimento dos sinais de alerta. Pensando nisso, criamos uma lista com seis itens imprescindíveis para você se proteger do golpe da falsa central e manter seus dados bancários a salvo. Confira: 

- O banco nunca entrará em contato por telefone solicitando senhas ou tokens.
Solicitações desse tipo só devem ocorrer quando você mesmo entrar em contato com a instituição financeira para proteger sua conta.
 
- O banco não entrará em contato por telefone pedindo que você faça procedimentos de alteração em sua conta. Portanto, desconfie de qualquer ligação desse tipo.
 
- Em caso de ligação suspeita, não forneça nenhum dado pessoal, senha ou código de segurança e desligue imediatamente.
 
- Sempre que precisar entrar em contato com o banco, utilize apenas o número de telefone que está disponível no site oficial da instituição e de preferência, ligue a partir de um celular.

- Se você receber um SMS confirmando um pagamento, transferência ou Pix que você não fez, nunca ligue para o número de telefone informado na mensagem, pois pode ser uma tentativa de golpe.
 
- Caso você tenha sido vítima de uma tentativa de golpe ou fraude e só tenha percebido depois, entre em contato com os canais oficiais do banco ou com o gerente da sua conta e registre um boletim de ocorrência para que as medidas necessárias possam ser tomadas.


 

O Golpe da Falsa Central é uma fraude que tem o objetivo de enganar consumidores desavisados. No entanto, com conhecimento e precaução, você pode se proteger contra essa ameaça. 
 

Sempre verifique a identificação das chamadas que recebe, confira as informações da sua conta e evite tomar decisões precipitadas quando alguém se apresentar como representante de uma instituição financeira ou empresa de serviços essenciais. Lembre-se que a segurança é fundamental quando se trata de suas finanças e informações pessoais.