Junho 2023 | Educação Financeira

4 dicas para fugir do endividamento

Tempo de leitura: 2 minutos


Algumas situações na vida financeira podem ser muito assustadoras e nos perseguir por muito tempo. Uma delas, sem dúvida, é o endividamento. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de cidadãos endividados no Brasil deve encerrar 2023 em uma nova máxima histórica.
 

Atualmente, o Brasil registra cerca de 69,4 milhões de endividados, segundo dados do Serasa e, sem mudança de hábito, esses números tendem a crescer. Por isso, confira dicas para fugir do pesadelo do endividamento:

Tenha uma vida financeira organizada


Conheça o fluxo do seu dinheiro, quanto entra (salário, bônus, renda extra e outros) e quanto sai (contas da casa, compras e lazer). Faça um controle desses gastos em uma planilha ou caderno, da maneira que você se sentir mais confortável. Dessa forma, você saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro e não tomará nenhum susto no fim do mês.
 

Respeite o seu orçamento


Não existe magia que faça o nosso orçamento aumentar de uma hora para outra. Por isso, é muito importante que você mantenha os seus gastos dentro do limite que cabe no seu bolso e se perceber que está ficando apertado, o melhor caminho é rever gastos ou procurar ganhar uma renda extra.
 

Pague as contas em dia


Uma ótima forma de fugir do pesadelo do endividamento é pagando as contas em dia. Existem contas que têm o valor fixo todos os meses, e também aquelas em que o valor não sofre muita variação. Assim, você consegue saber quase com precisão o quanto precisa reservar para aquelas contas e pagá-las até a data do vencimento.
 

Evite parcelar a fatura do cartão de crédito


Evite gastar mais do que você pode pagar no fim do mês em seu cartão de crédito, pois se você precisar dividir a fatura, as parcelas voltarão para te assombrar, deixando a situação ainda mais assustadora e pior: com juros! 
 

Sabemos o quanto pode ser assustador se deparar com uma dívida. Mas se isso acontecer, não se desespere. Existem maneiras de contornar a situação, seja fazendo uma boa negociação em plataformas online, solicitando um empréstimo com taxas mais baixas ou então, dando uma reorganizada nas suas contas e pendências.