Novembro 2020 | Educação Financeira

4 dicas para ter independência financeira

Tempo de leitura: 2 minutos

Não é de hoje que a falta de dinheiro tira o sono dos brasileiros. Mesmo trabalhando, muitos se encontram endividados e não sabem como mudar o cenário caótico que os juros sobre juros criaram. Viver a independência financeira é o desejo da grande maioria da população, mas como alcançar esse alvo? 

De maneira simplificada, a independência financeira pode ser entendida como a capacidade de viver por um tempo ou pelo resto da vida sem depender de um trabalho fixo. Se este é o seu objetivo, é hora de começar a planejar a sua independência. Confira as dicas: 

Quanto você precisa para parar de trabalhar?

Saber o quanto ganha mensalmente e o quanto é destinado para os principais gastos do mês é fundamental para entender seu atual momento da vida financeira e com quanto poderá viver após parar de trabalhar. 

Nesse sentido, também é importante entender quais são os maiores gastos e como é possível reduzi-los para cortar desperdícios, como as parcelas do cartão de crédito, por exemplo. Livrando-se destas despesas, fica mais simples saber com quanto de dinheiro é possível viver após parar de trabalhar.

Defina uma meta de investimentos

Ao entender o quanto de dinheiro será necessário para viver de renda, é hora de reduzir gastos e poupar compulsivamente. Ao usar um simulador de independência financeira, encontrado facilmente na internet, é possível inserir em quanto tempo pretende parar de trabalhar e o quanto você gostaria de receber todos os meses, mesmo sem trabalhar.

Com mais algumas informações, uma estimativa de tempo e quantidade de valor é definida para alcançar esse propósito. O próximo passo é focar nesse objetivo.

Leve a independência a sério

Nem todo mundo ao seu redor, como familiares e amigos, vai compreender seu objetivo de parar de trabalhar e viver de renda. Por isso, é essencial levar o seu objetivo com seriedade e não desistir. Tenha em mente que, a cada investimento e com o passar dos anos, mais próximo do seu propósito você estará. 

Faça bons investimentos

Os juros compostos sobre os valores investidos são os principais facilitadores para conquistar a desejada independência financeira. Portanto, sempre procure informações, analise o mercado, contate especialistas, e use todos os dados ao seu favor.

Lembre-se que sua independência financeira depende, exclusivamente, do seu propósito e disciplina; e a hora de começar é agora!