Janeiro 2022 | Educação Financeira

4 maneiras simples de guardar dinheiro todos os dias

Tempo de leitura: 2 minutos


Quem não quer aprender a guardar dinheiro de forma simples diariamente? Afinal, ter uma reserva de emergência é primordial para situações inesperadas do dia a dia, casos de emergência ou até mesmo para aproveitar durante o lazer. 
 
Entretanto, o que muitos alegam é que não conseguem economizar dinheiro devido aos altos custos das grandes cidades, aos salários baixos e à tentação para as compras supérfluas, que envolvem também gastos com festas, viagens, bares e restaurantes.
 
A boa notícia é que é possível sim guardar dinheiro todos os dias. O que é necessário aprender primeiramente é a forma como lidar com ele. 
 

Dicas simples para guardar dinheiro diariamente 


O salário caiu na conta e em menos de 24 horas, já não tem mais nada. Essa é a realidade de muitos trabalhadores brasileiros e também pode ser a sua. Mas acredite: com algumas mudanças, você conseguirá economizar e guardar dinheiro. 
 
Para lhe auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia, a partir de hoje?
 
1) Pegue um fim de semana e prepare a sua comida para os próximos dias, congelando-as em porções. Além de economizar o seu tempo, essa dica economiza também o seu bolso, pois para aqueles dias de preguiça em que a tentação de pedir um delivery é grande, você terá a sua marmita já pronta.
 
2) Não conseguiu preparar a marmita para o dia seguinte de trabalho? Escolha restaurantes que oferecem descontos em horários variados, ou aqueles que premiam com pontos de fidelidade.
 
3) Avalie se não está gastando muito com seu carro. Coloque no papel quanto gasta com combustível, seguro, manutenção, imposto, entre outros gastos que ele demanda, às vezes, é mais vantajoso optar por carros por aplicativos ou transportes públicos.
 
4) Analise suas contas pessoais, como os seus planos de celular, internet e TV paga. A cada seis meses, faça a revisão deles, para obter descontos e consequentemente diminuir seus gastos mensais. 
 

Aproveite os momentos com planejamento


Não deixe de fazer suas atividades de lazer e aproveitar os momentos em família com medo de gastar dinheiro. Faça as suas escolhas sempre com planejamento e opte, se possível, por programas gratuitos.
 
Uma dica para aqueles que gostam de usar cartão de crédito: saia com ele na bolsa apenas quando necessário. Levando-o todas as vezes, inconscientemente você já está se permitindo gastar o que não pode.