Junho 2020 | Educação Financeira

5 dicas de educação financeira para casais

Tempo de leitura: 3 minutos

Como estão as suas finanças? E seu orçamento familiar? Um levantamento divulgado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que 58% dos brasileiros não se consideram financeiramente organizados.

Quando o assunto é levado para dentro de casa, especialmente entre casais, novos desdobramentos aparecem: nos Estados Unidos, um estudo mostrou que, pelo menos, 20% dos casais escondem ou já esconderam algo da vida financeira de seus parceiros. A chamada “traição financeira” foi avaliada pela empresa Creditcards.com.

Além disso, outra pesquisa também realizada pelo SPC Brasil apontou que cerca de 46% dos casais brasileiros brigam por questões financeiras.

Diante desses dados, fica claro que a vida financeira entre casais é um assunto que precisa ser debatido com frequência para, de fato, estabelecer uma organização orçamentária. Confira dicas especiais para manter as finanças do casal em dia:

1. Acompanhem gastos mensais

Todo casal precisa acompanhar seus gastos. Se ambos dividem uma conta bancária e conseguem controlar gastos, ótimo. Mas se cada um possui uma conta pessoa física, fazer uso de aplicativo e visualizar as movimentações todos os meses é o melhor caminho para organizar as finanças.

2. Façam uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é importante para todos casal que deseja se preparar para os momentos de instabilidade. Como o nome já sugere, a reserva de emergência é um dinheiro guardado exclusivamente para dificuldades, como desemprego, problemas relacionados à saúde e outras situações emergenciais.

3. Poupem para planos maiores

Planos são essenciais para a vida de todo casal. Por isso, é importante não apenas fazer planos, mas traçar estratégias para realizá-los; uma dessas formas é poupar. Viagens, férias, casamento planejado, compra de uma casa, preparação para chegada dos filhos… independentemente de qual seja o objetivo, economizar juntos é uma ótima maneira de fortalecer o relacionamento, comemorar realizações e organizar as finanças.

4. Limitem o uso do cartão de crédito

A maior parte das dívidas dos brasileiros está vinculada ao mau uso do cartão de crédito. Portanto, uma dica especial para casais é limitar o uso a um valor específico ou a determinados tipos de compra, afinal, em muitas situações o cartão de crédito é um verdadeiro aliado. Assim, analise o orçamento e entenda até quanto você e seu/sua parceiro(a) poderão gastar no cartão de crédito, sem que a vida financeira seja comprometida.

5. Falem sobre finanças

O diálogo a respeito das finanças é indispensável para todo casal que deseja ser feliz. Por isso, se você está em um relacionamento agora e tem planos para o futuro, a pauta dinheiro deve ser tratada com sinceridade. Ainda que 20% dos casais norte-americanos escondam as finanças do companheiro(a), a receita do sucesso a dois é estabelecida na transparência, no planejamento e na organização financeira.