Por:
| Atualizado em

5 dicas para manter sua organização financeira pessoal

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Quem não gostaria de ter as contas em dia, curtir a vida e ainda investir? Para muitos, manter as finanças em ordem e ter uma relação saudável com o dinheiro pode ser desafiador.

Mas, ainda que seja difícil e exija disciplina, é possível, sim, manter as finanças em ordem! Uma vida financeira saudável requer foco e persistência, e um passo a passo básico pode ajudar a começar – e a continuar – neste objetivo: 

Estruture o orçamento 

 

Faça um levantamento das suas receitas e de seus gastos, separando-os em despesas fixas e variáveis. As fixas são aquelas cujo valor não muda entre um mês e outro, como aluguel, telefonia, assinaturas, seguros, empréstimos e financiamentos. 

Já as variáveis são aquelas que podem oscilar, como alimentação, energia, água, transporte e compras no geral. 

Controle os gastos 

 

Depois de esmiuçar o orçamento, avalie e anote gastos que podem ser reduzidos ou eliminados. É possível renegociar prazo e parcelas das dívidas ou ainda liquidá-las antecipadamente para reduzir juros. 

Ao usar o cartão de crédito, não perca o acumulado da fatura de vista e estabeleça um valor máximo para gastar a cada mês. 

Comece uma reserva de emergência

 

Batida de carro, contingência de saúde ou demissão do trabalho? A reserva de emergência vai te socorrer. O montante de um fundo de emergência deve variar entre quatro e seis meses do seu custo de vida total. 

Deixe-o aplicado em investimentos com resgate diário para que, se houver necessidade, o saque seja rápido. Entretanto, esse dinheiro só deve ser usado quando não houver alternativa. Caso contrário, mantenha-o intocado. 

Faça planos e coloque seus sonhos na ponta do lápis

 

Estabelecer objetivos vai impulsionar a gestão financeira. Anote seus planos de curto, médio e longo prazo. Fazer uma viagem, comprar um carro, uma casa ou até sua aposentadoria: para cada meta há um jeito de guardar dinheiro. 

Tenha disciplina 

 

Organização financeira e disciplina caminham juntas. As planilhas e aplicativos de finanças disponíveis na internet auxiliam bastante. Encontre o método e a frequência ideais para sua rotina e mantenha tudo sempre atualizado. 

Com a prática, a tarefa fica fácil e até prazerosa, principalmente quando você percebe que é você quem manda no seu dinheiro. Quer mais dicas de finanças? Acompanhe nosso blog.