Por:
| Atualizado em

5 dicas para se organizar financeiramente

Tempo de leitura: 2 minutos


O número de cidadãos endividados no Brasil deve encerrar 2023 em uma nova máxima histórica, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  Para fugir do endividamento e se organizar financeiramente, confira essas dicas:
 

1) Analise suas despesas e gastos
 

É importante verificar quais são seus gastos constantes, como as contas de água e luz, por exemplo, e todas as despesas mensais. Além disso, analise quanto você recebe de pagamento e quanto gasta. Assim, fica mais fácil para entender o que é, realmente, despesa necessária e o que é dispensável, ou seja, que não é prioridade.
 

2) Considere sua realidade
 

Para estabelecer metas, é preciso conhecer sua realidade financeira, ou seja, conheça seu orçamento mensal e verifique se aquilo que deseja para o ano que vem se encaixa no salário que você recebe. Assim, você evita criar dívidas desnecessárias e comprometer suas contas que são essenciais para o dia a dia.
 

3) Diminua gastos secundários
 

Conhecendo sua realidade e seus ganhos e gastos, fica mais fácil cortar aqueles que não são tão importantes. Isso ajuda a manter a sua vida financeira muito mais organizada, pois é possível perceber o que pode ser excluído do orçamento e o que pode ser deixado para comprar em outro momento.
 

4) Estabeleça seus objetivos
 

Pense em tudo aquilo que você deseja fazer em um período de 6 meses ou um ano, e quanto vai precisar desembolsar para que seja possível realizar seus objetivos. Por exemplo, caso você queira fazer uma viagem, precisará se organizar para saber o que é necessário economizar, para poder fazer um planejamento das finanças. Dessa forma, você estabelece planos, seja de curto ou longo prazo, e em quanto tempo será possível realizá-los.
 

5) Crie o hábito de guardar dinheiro
 

Poupar dinheiro pode ser útil para que você tenha um valor de emergência guardado ou para ajudar a pagar alguma dívida. Portanto, procure colocar em prática as sugestões apresentadas e evite dor de cabeça na sua área financeira. O investimento no CDB SuperPoup Bmg, por exemplo, é uma ótima forma de guardar dinheiro e garantir rentabilidade, podendo resgatá-lo quando quiser, pois tem liquidez diária.