Por:
| Atualizado em

Biometria Facial: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 4 minutos

Descubra como funciona a biometria facial e como essa tecnologia pode tornar algumas atividades do cotidiano mais seguras. 

A biometria facial está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Você pode encontrá-la em diversas situações, seja para acessar algum local, solicitar um documento ou até mesmo na hora de desbloquear seu celular. Mas você sabe para que serve e como funciona esta tecnologia? 

A função principal da biometria facial é reconhecer e verificar a identidade de uma pessoa por meio da imagem do seu rosto. Com isso, ela é capaz de oferecer mais segurança em diversos processos. 

Quer saber mais sobre a biometria facial, para que serve, sua importância e como utilizar? Acompanhe nosso conteúdo sobre o assunto! 

Como funciona a biometria facial?


A biometria facial funciona capturando a imagem do rosto de alguém e realizando sua identificação. Tudo isso ocorre por meio de uma tecnologia que transforma a imagem em códigos. Esses dados geram uma “identidade facial”, que é um conjunto de características únicas do rosto, como a distância entre os olhos, a largura do nariz, o formato do rosto, entre outras.

No dia a dia, ela é utilizada especialmente por meio de câmeras de celulares, tornando alguns processos mais práticos e seguros. 


Onde a biometria facial é utilizada?


A biometria facial está presente em diversos aplicativos. Essa tecnologia é utilizada para desbloquear celulares, acessar aplicativos bancários e fazer transações com segurança. Também é usada em redes sociais para marcar fotos de forma automática. Confira melhor suas funcionalidades: 


Aplicativos de banco


A biometria facial é muito utilizada em aplicativos de bancos e outras instituições financeiras. Ela torna as transações mais seguras, evitando que pessoas mal-intencionadas se passem por outras, como no golpe da Mão Fantasma


Empresas e aeroportos


Empresas também utilizam a biometria facial para controlar o acesso a determinadas áreas. Já nos aeroportos, a tecnologia pode estar presente desde o embarque até a entrada na aeronave. 


Documentos


A biometria facial também é muito utilizada na emissão de documentos, como passaportes e carteiras de motorista.


Sistema de desbloqueio de celulares
 

Outra função da biometria facial é desbloquear os celulares, permitindo que os usuários acessem suas informações em seus dispositivos com segurança. 
 

Qual a importância da biometria facial? 


A importância da biometria facial está na segurança e conveniência que ela oferece. Com a função de reconhecer rostos com muita precisão, ela reduz os riscos de fraudes, golpes e outros problemas de segurança. Ela também oferece mais proteção do que senhas, já que as características faciais de cada pessoa são únicas. 

Além disso, oferece uma forma rápida e conveniente de autenticação, já que não é necessário memorizar senhas.
 

Dicas para usar biometria facial


Para garantir que a biometria facial funcione de maneira eficiente e precisa, siga estas dicas:


Procure um local com boa iluminação

Antes de iniciar seu reconhecimento facial, procure um local iluminado. A luz adequada melhora a qualidade da imagem capturada e facilita o processo. 

Retire acessórios


Na hora de capturar a imagem, retire óculos escuros, chapéus e outros acessórios que podem prejudicar o reconhecimento do seu rosto.
 

Centralize seu rosto


Não esqueça de posicionar seu rosto de forma centralizada, para que a imagem seja capturada da melhor forma possível. 


Evite movimentos 


Evite se movimentar e mantenha o celular estabilizado. Para ajudar neste processo, uma dica é apoiar seus braços em uma superfície reta.