Abril 2020 | Educação Financeira

Como aumentar o score de crédito?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já ouviu falar sobre o score de crédito? Se ao fazer um empréstimo você notou que os juros estavam altos; ou se ao pedir um financiamento você teve a sua solicitação negada, mesmo pagando todas as compras à vista no dinheiro, certamente foi devido ao score. 

De maneira simplificada, o score de crédito é o índice que aponta o quão boa consumidora e pagadora uma pessoa é. De acordo com o menor risco de inadimplência, os melhores scores começam a partir de 700 pontos.

Mas, a partir de 400 pontos, o risco de atraso já é bem menor, e esta pode ser considerada uma boa média de score de crédito. Se você constatou que o seu score está baixo, algumas ações podem contribuir para o aumento da pontuação, veja:

Limpe seu nome. A primeira atitude para aumentar o score deve ser limpar o nome, caso o seu CPF esteja negativado. Entrar em contato com as empresas devedoras e renegociar as dívidas é fundamental.

Forme um bom histórico. Após renegociar as dívidas, torne-se um bom pagador. O histórico de pagamento do consumidor é o principal fator na hora de atribuir ou subtrair pontos do score. Dessa forma, observe os prazos de vencimentos e priorize o pagamento integral das faturas

Mantenha seus dados atualizados. Existem diferentes bancos de score no Brasil, essas empresas medem a capacidade de pagamento dos consumidores brasileiros. Por isso, para garantir um bom score, é necessário manter todos os dados cadastrais atualizados nessas plataformas. 

Evite solicitar diferentes créditos. É importante evitar abrir muitas contas de uma única vez, assim como solicitar diferentes cartões de crédito. O motivo é que a consulta constante ao CPF interfere na pontuação do seu score, uma vez que a alta procura pode indicar risco de atraso.