Por:
| Atualizado em

Como funciona a cotação do dólar?

Tempo de leitura: 3 minutos


Antes de fazer uma viagem ao exterior, comprar produtos importados ou mesmo mensurar a quantas anda a economia do país o tema cotação do dólar entra em pauta, mas você já parou para pensar o que isso significa na prática?
 

Quando se fala em cotação do dólar, o que se está fazendo é determinar o quanto vale essa moeda que pode estar mais ou menos valorizada em relação a outra moeda, por exemplo, o real. Por isso, quando dizemos que o real valorizou, ele valorizou em relação ao dólar. 

O que influencia a cotação do dólar?

Diferentes fatores fazem com que uma moeda valorize ou desvalorize. Esses fatores não se resumem a questões puramente econômicas, as também políticas e sociais que podem ser intencionais ou não, tais como:

Oferta e demanda 

Se há mais dólares entrando no Brasil, cotação dessa moeda vai cair, pois ela estará em grande oferta, isto é, em grande quantidade pelo país. Em geral, fatores que levam a esse cenário são:

- Maior número de exportações, pois muitos países estão comprando produtos do Brasil e pagando em dólar, aumentando a circulação no país; 

- Mais turistas estrangeiros, que trocam dólar por real, valorizando a moeda nacional;

- A alta de juros no Brasil que atrai investidores por seu retorno. 

- O inverso também é observado, se há mais dólares saindo do Brasil, ele vai valorizar perante o real. Isso acontece quando há mais turistas brasileiros viajando e gastando em dólar, e há mais importações do que exportações e os juros americanos estão em alta.

Conflitos e desestabilidade política 

O que acontece na política influencia diretamente o valor da cotação do dólar, uma vez que reflete em outras esferas da sociedade. Guerras, golpes de estado e agitações populares podem afastar investidores e ainda acarretar sanções que desequilibram a balança comercial;

Ações deliberadas

Por entender esse jogo econômico, grandes empresas, políticos e mesmo multimilionários agem de maneira intencional para alterar a cotação de moedas. 

A compra ou venda de uma grande empresa ou mesmo o pronunciamento de uma figura importante pode fazer com que turistas, investidores e compradores se afastem ou se aproximem da economia de um país. 

Da ideia de valor à sua prática

O que pode ser depreendido ao falar da cotação do dólar é que há mais fatores que a regem do que a “mão invisível do mercado” proposta por Smith. 

Os eventos econômicos influem diretamente na cotação, é verdade, mas em igual medida os eventos políticos, sociais e até mesmo climáticos vêm desempenhando um relevante papel neste jogo que envolve a atribuição de um valor monetário a fenômenos de ordem prática. 

Artigo atualizado em Junho de 2023