Agosto 2020 | Educação Financeira

Como tirar uma foto da sua situação financeira

Tempo de leitura: 3 minutos

Até chegar ao seu feed nas redes sociais, a fotografia passou por diversas revoluções. Foram gerações de inventores e curiosos compartilhando experimentos e melhorias para que hoje possamos eternizar nossos momentos preferidos.

Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, quando, em 1839, o governo francês anunciou a compra do Daguerreótipo, equipamento para registros de imagens considerado o precursor das nossas câmeras modernas.
Para comemorar essa data, vamos dar algumas dicas de como tirar uma foto bem enquadrada e focalizada da sua situação financeira.

Como enxergar sua situação financeira

Uma boa foto começa por reconhecer o cenário e a luz de onde se está, que neste caso, é entender como está o seu fluxo de caixa, ou seja, o quanto entra e o quanto sai da sua conta digital todo mês.

Se você já é cliente e utiliza a conta digital grátis BMG, você pode acessar o internet banking para fazer o download do seu extrato em Excel. Nele você acompanha os detalhes de cada transação realizada no período, com a vantagem de ser separado por mês, para facilitar a consulta aos dados.

Se no seu extrato não constar os dados de parcelamentos realizados, você pode editar o documento com os valores de cada parcela mensal.

Como fotografar sua situação financeira

Essa fotografia se revela na comparação daquilo que você planejou e a sua atual realidade.

Realizar um planejamento financeiro requer tempo e foco e vai trazer as suas estimativas de entrada e saída para o período que você escolher. É como se você estivesse realizando um orçamento para as suas finanças e da sua família. Já falamos aqui sobre como realizar um planejamento financeiro.

Agora que você tem o planejamento financeiro e extrato atual dos seus ganhos e gastos, junte as informações numa única planilha, separando por categorias como alimentação, entretenimento, educação e aquilo que está presente no seu dia a dia, de forma que você consiga comparar aquilo que planejou com o que está acontecendo.

Nessa panorâmica você poderá ver se está seguindo o planejado e quais pontos precisam de ajustes, ou até mesmo, se é necessário refazer seus planos financeiros de acordo com a realidade da sua vida financeira.

Fotografe mas não emoldure

Você pode gostar muito da fotografia que tirou, mas cuidar da sua saúde financeira é um hábito que deve ser praticado constantemente. Guarde a foto com você para comparar com os meses futuros e para lembrar de como você estava antigamente.

O começo pode ser complicado mas pouco a pouco entrará na sua rotina e deixará você mais perto de criar uma cultura de investidor.