FGTS como entrada em consórcio: é permitido?
Tempo de leitura: 6 minutos
Entenda as regras e restrições para o uso do valor do seu FGTS em consórcios imobiliários.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador. Todos os meses, o empregador deposita um valor nesse fundo. Mas será que é possível usar o FGTS como entrada em consórcio?
Saiba como o saldo do FGTS pode ser usado em consórcios imobiliários, quais são as regras e restrições. Confira também alternativas para utilizar o valor disponível no fundo.
O que diz a lei sobre usar FGTS em consórcio?
A Lei 8.036/1990 estabelece as regras para o uso do FGTS. Segundo a legislação, é permitido utilizar o saldo do FGTS em consórcios de imóveis residenciais.
Então, é preciso ficar claro que não é permitido usar o FGTS para outros tipos de consórcios, como de veículos ou de serviços.
Sendo assim, apesar de ser mais comum o uso do valor do FGTS como entrada ou para amortizar parcelas em financiamentos imobiliários, também é possível utilizar o saldo do FGTS no consórcio de imóvel residencial.
Como funciona o uso do FGTS no consórcio imobiliário?
O FGTS pode ser utilizado no consórcio imobiliário para comprar imóvel residencial novo, usado, na planta ou para construir em terreno próprio.
Mas em quais etapas do consórcio imobiliário é possível usar o dinheiro que você tem no saldo do fundo? Veja abaixo!
Fazer a oferta de lance do consórcio
O saldo da conta do FGTS pode ser usado para dar um lance no consórcio, aumentando suas chances de ser contemplado mais rapidamente.
Isso porque, se o seu lance for superior ao dos outros, você pode ser contemplado, recebendo a carta de crédito para adquirir seu imóvel mais rapidamente.
Elevar o valor da carta de crédito
Caso você tenha sido contemplado no consórcio, também tem a opção de usar o FGTS para aumentar o valor da sua carta de crédito. Com isso, pode adquirir um imóvel residencial de valor mais elevado.
Abater parcelas do consórcio
Você pode ainda usar o FGTS para reduzir o valor total das parcelas a vencer do consórcio ou amortizar o saldo devedor, caso já tenha sido contemplado.
Quais são as regras e restrições para usar o FGTS no consórcio?
Até aqui você viu que dá para usar o FGTS como entrada em consórcio, melhorando seu lance, aumentando a carta de crédito ou para amortizar seu saldo devedor. Mas há regras e restrições para conseguir usar o valor do fundo de garantia no consórcio de imóvel:
• O trabalhador precisa ter pelo menos 3 anos de trabalho com depósitos de FGTS, em uma ou mais empresas
• O imóvel deve ser residencial urbano e destinado à moradia própria
• Não possuir outro imóvel residencial (concluído ou em construção) no mesmo município de residência ou trabalho
• Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Alternativas para quem não pode usar o FGTS no consórcio
Como você viu, é preciso cumprir alguns requisitos para usar o FGTS na casa própria adquirida por meio de consórcio.
Então, caso você não se encaixe nas regras, saiba que há alternativas para usar o dinheiro do fundo, permitindo a compra de imóvel ou para outro objetivo.
Uma opção para quem deseja comprar uma casa, por exemplo, é utilizar o saldo do FGTS para dar entrada no financiamento de imóveis, bem como para reduzir o valor das parcelas ou para amortizar o saldo devedor.
Antecipação do saque-aniversário
Uma maneira de movimentar o saque parado do FGTS para quem deseja colocar a vida financeira em dia é por meio da antecipação do saque-aniversário.
Nessa modalidade, o valor disponível para antecipar depende sempre do saldo que você possui no fundo.
É um empréstimo com juros mais baixos e que tem o diferencial de as parcelas caírem diretamente da sua conta do FGTS. Assim, você não compromete o seu orçamento mensal.
Perguntas frequentes sobre FGTS e consórcio
Posso usar o FGTS como lance em um consórcio?
Sim, é possível usar o FGTS para dar lance em consórcio, porém você só pode fazer isso com consórcio de imóvel residencial.
Como funciona o uso do FGTS no consórcio?
É permitido usar o FGTS para lance em consórcio, amortização de parcelas ou para completar o valor de carta de crédito em consórcio de imóvel residencial.
Posso usar meu FGTS para dar lance em um consórcio de automóveis?
Não, o valor do FGTS só pode ser utilizado em consórcios imobiliários.
Como usar o saldo do FGTS para lance?
É preciso cumprir os requisitos, como ter, pelo menos, 3 anos de depósitos de FGTS. Além disso, só é possível usar o FGTS para consórcio imobiliário. Se cumprir os requisitos, é preciso informar o extrato FGTS à administradora do consórcio para conseguir a liberação do saldo assim que for contemplado.
Aproveite a antecipação do FGTS para manter as finanças organizadas
O FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada, sendo uma proteção em casos de demissão sem justa causa. Em alguns casos, pode ser interessante buscar alternativas para utilizar o saldo do FGTS de forma planejada.
Mostramos que é possível, em algumas condições, usar o FGTS como entrada em consórcio imobiliário. Porém, uma forma prática e que não envolve muita burocracia é fazer a antecipação do saque-aniversário, um jeito de organizar suas finanças.
Saiba como antecipar o saque-aniversário do FGTS com o Banco Bmg.