Agosto 2022 | Educação Financeira

Inadimplência ou endividamento: qual a diferença?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que, no Brasil, o descontrole relacionado às dívidas afeta mais de 62 milhões de brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa? Ou seja, muitos possuem contas que não foram pagas. Mas, como isso leva à inadimplência e endividamento? 

Muitas pessoas confundem endividamento com inadimplência, acham que ter dívidas é estar inadimplente. Os dois termos estão relacionados a contas que estão em aberto, porém possuem significados e consequências diferentes. 

O que é endividamento? 
 

O endividamento é uma estratégia usada para quitar algo aos poucos, é quando você compra um produto ou serviço e parcela os pagamentos, ou seja, é o ato de adquirir uma dívida com alguma instituição que te concedeu crédito. 
 

Nem todas as dívidas são um problema, algumas são "saudáveis", por exemplo: quando compramos algo que não é possível pagar à vista, como um carro ou um imóvel. 

Entretanto, quando o endividamento sai do controle e você não arca com o compromisso financeiro, pode se tornar um problema e deixá-lo inadimplente. 

Mas afinal, o que é a inadimplência?
 

De uma forma resumida, a inadimplência é a falta de pagamento de uma obrigação financeira estabelecida por contrato, portanto, quando há dívidas em atraso. 
 

No momento em que você deixa de pagar uma conta na data correta de vencimento, pode ocorrer juros e multas, o que aumenta ainda mais o valor a ser quitado. Uma das consequências de não pagar a dívida é o famoso e temido “nome sujo”. 

Ter o “nome sujo” é quando o seu CPF vai para a lista dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC. Isso causa dificuldades para obter empréstimos, financiamento, contas bancárias, cartão de crédito e contribui para um score baixo. 

Como evitar?
 

A chave fundamental para evitar o endividamento e a inadimplência é ter um planejamento financeiro, assim você se organiza e não entra em uma bola de neve de dívidas. Além disso, você pode: 
 

- Controlar os gastos (através de planilhas, aplicativos ou até mesmo o famoso caderninho);
- Não extrapolar o orçamento;
- Anotar o dia de vencimento da conta; 
- Ter atenção aos gastos no cartão de crédito; 

Estar endividado pode prejudicar a sua saúde financeira, então, é preciso ter atenção às suas despesas. Já a inadimplência pode ter consequências mais sérias, caso o problema já exista, é possível entrar em contato com a empresa para negociar a dívida, o prazo é até receber um desconto.

Artigo atualizado em Junho de 2023