| Atualizado em

O que é cadastro positivo e como ele influencia no seu crédito?

Tempo de leitura: 7 minutos

O cadastro positivo reúne seu histórico e ajuda financeiras a avaliar seu perfil de crédito. Ter uma boa pontuação possibilita juros menores. Leia mais! 

O cadastro positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamentos dos consumidores e empresas, mostrando não só as dívidas, mas também as contas e financiamentos pagos em dia.  

Ele foi criado para oferecer uma visão mais completa do comportamento financeiro de cada pessoa, permitindo que instituições de crédito avaliem não apenas quem atrasa, mas também quem paga em dia. 

No Brasil, o sistema é automático: ou seja, todos os consumidores com contas e operações de crédito registradas já têm seus dados incluídos no sistema, a menos que solicitem a exclusão. O objetivo é simples: premiar bons pagadores com acesso a crédito mais barato e em melhores condições.

Como funciona o cadastro positivo?

O cadastro positivo é administrado por quatro empresas que atuam como gestores desse banco de dados. Elas reúnem e organizam as informações sobre o histórico de pagamentos.  

Em matéria publicada no site do Governo Federal, o chefe do departamento de regulação financeira do Banco Central, João André Pereira, explicou quais dados estão disponíveis nesse sistema: 

“São informações sobre o comportamento de pagamento. Não entram dados mais sensíveis, como o detalhamento do extrato do cartão de crédito, onde a compra foi feita, nem o extrato bancário dizendo o tipo de pagamento que foi feito”, esclarece. 

Assim, toda vez que você pedir algum tipo de crédito, o seu credor pode consultar seu cadastro positivo para avaliar o risco da operação. Quanto melhor for o seu histórico, maiores são as chances de receber boas ofertas. 

O cadastro positivo garante menos juros?

Sim. Isso porque, conforme a advogada Raissa de Paiva destacou na matéria no site do Governo Federal, essa nota pode ser usada a favor do consumidor: 

“Eventualmente os bancos vão oferecer concessão de crédito com mais credibilidade e segurança [a um consumidor pontual]”, destaca. 

Em outras palavras, manter um bom histórico no cadastro positivo pode abrir portas para empréstimos e financiamentos com taxas de juros mais baixas

Como consultar e gerenciar seu cadastro positivo?

Para saber se você tem uma boa pontuação, é só acessar um dos sites ou aplicativos das empresas que administram o cadastro positivo. Depois, basta criar um cadastro gratuito, informar seus dados pessoais e consultar seu score. 

O score é a pontuação numérica calculada a partir dos dados do cadastro positivo, que indica o quão confiável você é como pagador. Essa nota varia geralmente de 0 a 1000 e algumas dessas plataformas mostram também o histórico de variação da pontuação e quais fatores estão ajudando ou prejudicando sua nota. Assim, você pode agir de forma estratégica para melhorar seu histórico.  

Além disso, conforme a Lei Nº 12.414/2011, caso haja algum dado errado, você pode solicitar a correção junto à empresa responsável pelo cadastro. O gestor do banco de dados terá até 10 dias para responder. Caso não tenha retorno, é possível recorrer ao Procon ou à Justiça.

Como melhorar minha nota no cadastro positivo?

Ter uma boa pontuação no cadastro positivo pode fazer toda a diferença na hora de conseguir empréstimos e financiamentos. Mas, afinal, como melhorar essa nota e tirar o máximo proveito desse recurso antes de pedir crédito? Algumas dicas são: 

Pague suas contas em dia: o histórico de pagamentos é o principal fator que compõe sua pontuação. Manter boletos, faturas de cartão, empréstimos e financiamentos sempre quitados dentro do prazo ajuda a construir uma reputação positiva 
Evite atrasos e inadimplência: mesmo um pequeno atraso pode impactar negativamente seu score. A regularidade nos pagamentos é fundamental para mostrar que você é um pagador confiável 
Use o crédito com responsabilidade: manter o uso do limite do cartão de crédito e de empréstimos dentro de níveis saudáveis, sem se aproximar do limite total, contribui para uma boa avaliação. Isso demonstra controle financeiro 
Atualize seus dados cadastrais: certifique-se de que as informações pessoais estão corretas e atualizadas nos bancos de dados dos birôs 

Por último, para conseguir condições melhores, antes de pedir um empréstimo ou outro tipo de crédito, consulte seu score para entender sua situação atual e, se necessário, espere ele melhorar um pouco.  

Além disso, prefira bancos e financeiras que valorizam o cadastro positivo. Felizmente, a maioria dos grandes nomes do mercado já utilizam esse sistema para oferecer crédito com juros mais justos.

Simule seu empréstimo FGTS

Posso sair do cadastro positivo se quiser?

Sim, você pode optar por sair do cadastro positivo a qualquer momento. Apesar de a inclusão ser automática, a lei garante o direito de exclusão caso você não queira participar do sistema. 

Para isso, basta fazer uma solicitação às empresas que administram o cadastro, por meio dos sites ou aplicativos. Elas são obrigadas a excluir seus dados em um prazo determinado, geralmente de até 10 dias úteis. 

No entanto, antes de decidir sair, é importante entender as consequências dessa escolha. Ao deixar o cadastro positivo, você deixa de ter seu histórico de pagamentos positivos considerado pelas instituições financeiras, o que pode dificultar a obtenção de crédito em condições vantajosas. 

Cadastro positivo em dia? Aproveite para antecipar seu saque-aniversário

Manter seu cadastro positivo atualizado e com uma boa pontuação pode abrir portas para várias vantagens financeiras, uma delas é a possibilidade de antecipar o saque-aniversário do FGTS

No banco Bmg, você consegue antecipar até 10 parcelas do saque-aniversário, com taxa de juros mais acessíveis do que outras linhas de crédito. Além disso, sua renda mensal não é comprometida, já que o pagamento do empréstimo é descontado do seu saldo do FGTS. 

Antecipe seu FGTS

Redação Bmg

Redação Bmg