O que é IOF? Saiba tudo sobre este imposto
Tempo de leitura: 3 minutos
O Brasil possui vários impostos que pagamos, por exemplo: PIS, Cofins, IPI, IRPF, IRPJ, FGTS, IPTU, IPVA e muito mais. Dentre elas, existe o IOF, um imposto federal criado em 1990 como uma medida do Plano Collor. Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre este imposto.
O que é IOF?
IOF ou Imposto sobre Operações Financeiras é um imposto federal que ocorre nas operações sobre títulos ou valores mobiliários, crédito, câmbio e seguros. Este imposto tem como objetivo de controlar e acompanhar as ofertas e demandas de crédito no país.
Como funciona o Imposto sobre Operações Financeiras?
A alíquota do IOF é de acordo com a operação que incide. E, o governo brasileiro altera este imposto constantemente para controlar mais o crédito no país.
- Títulos mobiliários: quando há emissão, transmissão, pagamento ou resgate dos títulos;
- Crédito: na efetivação de entrega do valor que constitui o débito (total ou parcial), ou quando é colocado à disposição do interessado;
Câmbio: na efetivação do pagamento ou quando colocado à disposição do interessado;
Seguros: na emissão da apólice ou quando têm o recebimento do prêmio;
IOF sobre cartão de crédito
Para cartão de crédito o pagamento do IOF acontece somente quando haja atraso do pagamento da fatura do mês. Os bancos cobram uma taxa de 0,38% + 0,0082% ao dia, até a dívida ser quitada. Em casos de compras no exterior, a taxa de cobrada é de 6,38%.
IOF sobre câmbio
Para câmbio de moedas, a alíquota varia de acordo com a operação realizada:
Venda de moeda em espécie a taxa é de 0,38%- Compra de moeda a taxa é de 1,1%
- Envio ou recebimento de remessas do exterior, a taxa é de 0,38%
IOF sobre seguros
Para seguros, a taxa do IOF pode variar de acordo com o tipo do seguro contratado. Neste caso você precisa consultar com a empresa qual é o valor do imposto que pagará.
IOF sobre empréstimos / financiamentos
Para empréstimo ou financiamentos, a taxa do IOF é de 0,38% e mais uma taxa diária de 0.0082% ao dia. Nestes casos, é recomendável que você verifique o valor de imposto no momento da contratação.
IOF sobre investimentos
Para investimentos, a taxa do IOF também varia de acordo com o seu investimento, por exemplo: para tesouro direto, LCIs, CDBs, Fundos Multimercados, você pagará o imposto; mas para poupança e ações não pagará.
O valor do imposto também varia de acordo com investimentos e datas de resgates.
Agora que você sabe o que é este imposto, e quando que precisa pagar, fique atento quando for contratar algum serviço financeiro ou fazer um investimento. Saber o quanto você paga de impostos pode te ajudar a controlar melhor o seu dinheiro!
Artigo atualizado em Junho de 2023.