Qual a diferença entre aposentadoria por tempo de contribuição e por idade do INSS?
Tempo de leitura: 5 minutos
Saiba como funciona cada tipo de aposentadoria do INSS e veja dicas para escolher a melhor opção. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
A aposentadoria do INSS possui alguns tipos para quem deseja solicitar. As opções mais comuns são por tempo de contribuição e por idade. Cada uma delas oferece benefícios, regras e pré-requisitos diferenciados.
Aprenda sobre a diferença entre os tipos, as mudanças recentes do INSS e entenda como calcular o valor do benefício.
Diferença entre aposentadoria do INSS por tempo de contribuição e por idade
Com a Reforma da Previdência, aprovada em 13 de novembro de 2019 e, consequentemente, as novas regras do INSS, é importante entender o assunto e fazer simulações de aposentadoria, antes de requerer o benefício.
Entenda abaixo como funciona a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Com a Reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta. No entanto, suas regras são válidas para quem cumpriu o tempo de contribuição ao INSS antes da Reforma:
● Homens precisam ter 35 anos de contribuição e 180 meses de carência
● Mulheres precisam ter 30 anos de contribuição e 180 meses de carência
Existem ainda as regras de transição na aposentadoria por tempo de contribuição, que visam proteger quem já contribuía antes da mudança previdenciária. Com ela, é exigido um tempo mínimo de contribuição e uma pontuação obtida por meio da soma da idade e do tempo de contribuição.
A pontuação ganha um ponto a cada ano trabalhado até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem. Contudo, é importante consultar as regras a cada ano, já que elas devem mudar até 2031.
Aposentadoria por idade
Para entender a aposentadoria por idade, é preciso considerar que os requisitos da idade podem mudar se a pessoa trabalhava ao tempo da reforma, ou não. Isso envolve três situações:
● Pessoas antes da Reforma Previdenciária e sem tempo de contribuição declarado (direito adquirido) – 60 anos para mulheres e 65 para homens, além de 180 meses de carência para ambos
● Pessoas que trabalhavam antes da Reforma da Previdência (regra de transição) – mulheres precisam ter, no mínimo, 62 anos e os homens, no mínimo, 65 anos. Ambos precisam ter 15 anos de contribuição ao INSS e 180 meses de carência
● Pessoas que trabalharam depois da Reforma da Previdência – mulheres precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição e homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Ambos com 180 meses de carência
O tempo de carência é o período que o trabalhador contribuiu para o INSS, pagando as contribuições em dia. Já o tempo de contribuição inclui todas as contribuições feitas ao INSS, independentemente de terem sido pagas em dia ou não.
Regras do INSS para 2025: o que muda?
Em 2025, na opção de aposentadoria que soma o tempo de contribuição com a idade mínima, a regra é a seguinte:
● Mulheres precisam ter 59 anos completos e 30 anos de contribuição
● Homens precisam ter 64 anos e 35 de contribuição
Além disso, em 2025, muda também o sistema de pontos (soma da idade com o tempo de contribuição): mulheres precisam ter 92 pontos e homens 102 pontos.
Como calcular a aposentadoria do INSS?
O cálculo da aposentadoria por idade do INSS pode ser feito da seguinte forma:
● Tenha em mãos todos os seus salários de contribuição do INSS a partir de julho de 1994
● Faça a média de todos esses salários e multiplique por 60%
● Some 2% para cada ano que passar dos 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos de contribuição para homens
Como calcular a aposentadoria de forma segura
Descobrir o valor da aposentadoria pode ser uma conta complicada e há muitos requisitos para cada pessoa. Então, a melhor forma para saber o valor, é fazer uma simulação grátis da aposentadoria. O processo é bastante simples:
● Entre no Meu INSS
● Digite seu CPF e senha do gov.br
● Vá em “Do que você precisa?”
● Escreva “Simular aposentadoria”
Como escolher a melhor opção para você?
As regras da aposentadoria do INSS são complexas e variam bastante. Por isso, para escolher qual a melhor opção para você é preciso saber em qual modalidade você se encaixa.
A aposentadoria é um direito do cidadão e confere muitas vantagens ao beneficiário, dentre elas, acesso a modalidades de crédito mais acessíveis e com juros mais baixos. O empréstimo consignado é uma delas. Entre em contato com o Banco Bmg para saber mais.