Janeiro 2021 | Empréstimo

3 opções de crédito para evitar o rotativo do cartão de crédito

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Um dos grandes vilões no uso do cartão de crédito é a dificuldade em pagar o valor integral da fatura. Quando isso acontece, o rotativo do cartão de crédito é automaticamente ativado. 

Pra você entender melhor, quando a pessoa paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na próxima fatura a vencer, esse é o chamado crédito rotativo.

Segundo o Banco Central (BC), a utilização do crédito rotativo sujeita o titular do cartão ao pagamento de juros e encargos. Porém, o prazo máximo de utilização de crédito rotativo é de cerca de 30 dias, em seguida é oferecido o parcelamento da fatura 

Em outubro de 2020, por exemplo, a taxa de juros do cartão de crédito rotativo para o cliente regular, que paga o mínimo de 15% da fatura dentro do prazo, variou de 268,1% ao ano em setembro para 285,7% em outubro, de acordo com o BC. 

Isso significa que esse crédito, embora possa parecer uma rápida solução, pode aumentar suas dívidas e descontrolar o orçamento. Portanto, confira 3 opções de crédito com juros menores para evitar o rotativo do cartão de crédito:

Empréstimo consignado

 

O consignado é uma modalidade muito atrativa de empréstimo porque conta com uma das menores taxas de juros do mercado financeiro. Enquanto o rotativo apresenta juros de 285,7% ao ano, o consignado chega a 20,98% (dados de agosto 2020 | Banco Central).

Destinado a aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos conforme convênio e profissionais com carteira registrada, conforme a empresa, o consignado é uma ótima solução para quitar a fatura do cartão com taxas e encargos muito menores. 

Empréstimo com garantia de imóvel

 

Uma das modalidades de empréstimo que mais cresceram em 2020 foi o empréstimo com garantia de imóvel. Também conhecido como home equity, essa opção também conta com uma das menores opções de juros do mercado financeiro, a partir de 0,56% ao mês. Para quem precisa organizar sua vida financeira, muito além do cartão de crédito, esta é uma ótima oportunidade.

Empréstimo com garantia de veículo

 

Na mesma linha do home equity, o empréstimo com garantia de veículo se mostra uma solução muito vantajosa para quem precisa quitar dívidas com cartão e/ou cheque especial a taxas de juros menores. Com encargos na casa de 20% ao ano, é possível escolher o tempo para pagamento e as condições ideais para colocar a vida financeira em ordem. 

O Banco Bmg é especialista no que você precisa e oferece, além dessas três modalidades de crédito, uma gama enorme de produtos financeiros diferenciados para o seu momento.