Abril 2020 | Empréstimo

4 soluções de crédito para sair do vermelho

Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 65% da população nacional encontra-se endividada, e 24,5% estão inadimplentes. Para sair do vermelho, em muitos casos, um empréstimo bancário pode ser um grande aliado. Mas, com tantas opções de crédito no mercado, qual escolher? Confira as principais modalidades de empréstimo e as características elegíveis de cada uma delas:

Empréstimo pessoal. Esta é, sem dúvidas, a modalidade mais conhecida pelos brasileiros. Afinal, todas as instituições financeiras oferecem o empréstimo pessoal a seus clientes sem muita burocracia. A solicitação de crédito é analisada pelo banco e, se aprovada, o valor pedido cai na conta do cliente. Todos os meses, uma parcela será descontada da conta, por um prazo determinado e concordado. É importante lembrar que as parcelas deste contrato têm juros e o valor a ser pago será maior que o emprestado.

Empréstimo para negativado. Esta opção de empréstimo pode ser encarada como uma nova chance de colocar a vida financeira em ordem. Afinal, dessa forma, mesmo quem está com o CPF negativado pode conseguir um empréstimo e quitar suas dívidas. Aqui vale um lembrete: analise se o valor das parcelas cabe no orçamento e faça o empréstimo somente com o objetivo de reajustar as finanças.

Empréstimo consignado. O consignado é amplamente conhecido como a opção mais em conta para quem precisa de um empréstimo para organizar o orçamento. Nesse caso, as parcelas são descontadas diretamente na conta de recebimento de pagamento ou benefício do INSS. Como o risco de inadimplência é baixo, os juros sobre as parcelas do empréstimo consignado são muito menores em comparação às demais modalidades. Mas, vale lembrar, que esta opção de crédito é especialmente pensada para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Atualmente, algumas empresas privadas passaram a oferecer este empréstimo para assalariados em regime CLT, na própria conta de pagamento do salário.

Empréstimo com garantia. Por último, o empréstimo com garantia é o modelo em que o solicitante oferece um bem como garantia do pagamento pelo valor emprestado. Com isso, é possível conquistar juros mais baixos na negociação e um tempo maior para a quitação. Comumente carros, motos e imóveis são os bens colocados como garantia. Nesse caso, tanto o bem como suas documentações passam por uma análise e, só então, é aceito ou rejeitado como garantia pelo valor pedido.

Agora que você já conhece as principais soluções de crédito do mercado financeiro, e sabe para qual delas é elegível, analise as possibilidades e vantagens. Vale lembrar, por fim, que cumprir com o compromisso assumido na solicitação de crédito é fundamental; por isso, faça simulações e empreste com consciência.