Por:
| Atualizado em

Consignado CLT: conheça as principais vantagens

Tempo de leitura: 6 minutos

O consignado CLT é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas automaticamente do salário. Conheça suas vantagens.

Quando o orçamento aperta, muitas pessoas acabam recorrendo a um empréstimo. Para quem trabalha com carteira assinada, uma alternativa é conhecer as vantagens do consignado CLT. Você sabe como funciona essa modalidade de crédito? 

Descubra o que é o consignado CLT, quem pode fazer a contratação e como fazer a solicitação para esse tipo de empréstimo.

Simule agora no Bmg

O que é o consignado CLT e como funciona?

O consignado CLT é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas automaticamente do salário. Por conta dessa característica, os juros e condições desse tipo de empréstimo são mais atrativos, já que o banco tem a garantia do pagamento. 

Também chamado de consignado privado ou Crédito do Trabalhador, é um empréstimo voltado para quem trabalha como CLT no setor privado, ou seja, que tem vínculo empregatício ativo com carteira assinada.

Quais são as principais vantagens do consignado CLT?

Ao comparar o consignado CLT com outras modalidades de crédito, temos uma série de vantagens. Acompanhe a seguir! 

Juros atrativos

O grande benefício do consignado privado é ter juros atrativos. Como dissemos, isso acontece porque o banco tem a segurança do pagamento com o desconto automático da parcela diretamente do salário. 

Prazos de pagamento mais extensos

Além dos juros menores, você pode encontrar consignados CLT que oferecem prazos estendidos de pagamento. No Bmg, por exemplo, você pode parcelar em até 24 meses. 

Assim, você consegue pagar parcelas com valores menores, o que facilita o controle do seu orçamento. 

Facilidade na contratação

Você pode contratar o empréstimo consignado 100% online, ou seja, consegue fazer a simulação, estudar as condições e fazer a solicitação diretamente do seu celular. Clique aqui e entre em contato com o WhatsApp do Bmg. 

Dispensa convênio da sua empresa com o banco

Antes do Crédito do Trabalhador, para fazer o consignado era preciso procurar por instituições financeiras que tivessem convênio com seu empregador. Agora isso não é mais necessário, ou seja, você pode ter o empréstimo aprovado mesmo que a empresa não seja conveniada, o que permite analisar ofertas de diferentes instituições. 

Pagamento sempre em dia

Você não precisa se preocupar com o dia certo para pagar as parcelas, pois elas são descontadas diretamente do salário. Com isso, não tem boleto e você não corre o risco de atrasar o pagamento do empréstimo e ter que arcar com multas. 

Rapidez do dinheiro em conta

Pelo fato de a contratação ser mais simples, caso tudo esteja em ordem após a análise de crédito, você também recebe o dinheiro em conta com mais rapidez.

→ Leia também: Crédito do Trabalhador: como funciona e principais dúvidas 

Quem pode contratar o consignado CLT?

Pode contratar o consignado CLT quem é empregado de empresas privadas com vínculos com CNPJ. Para seguir com a contração do empréstimo no Bmg, é preciso: 

• Trabalhar com carteira assinada e ter um vínculo de emprego ativo 
• Ter mais de 18 anos e conta bancária em seu nome 
• Ter margem consignável disponível  

Margem consignável do consignado CLT

O que significa margem consignável? Trata-se do valor máximo que você pode comprometer seu salário com parcelas de consignados. 

No caso do consignado CLT, a margem consignável é de 35% do salário líquido. Por exemplo: quem trabalha e recebe um salário líquido de R$ 3 mil, possui uma margem consignável de R$ 1.050. 

Então, apesar da possibilidade de contratar mais de um empréstimo consignado, é preciso ter margem consignável, caso contrário o crédito é negado. 

Como contratar o consignado CLT?

Entre as vantagens do consignado CLT está a facilidade na hora de fazer a contratação. Uma das formas é procurar no aplicativo do seu banco pelo consignado privado ou crédito do trabalhador para conhecer as ofertas. 

No Bmg, você tem a opção de fazer a simulação do consignado privado diretamente pelo WhatsApp.  

Dúvidas frequentes sobre consignado CLT

Quanto posso pegar no consignado CLT?

No consignado privado, você pode comprometer até 35% do seu salário líquido com a prestação do empréstimo. É possível ter mais de um empréstimo desde que haja margem consignável para isso. 

O que acontece se eu pegar o empréstimo CLT?

Ao pegar o empréstimo CLT, todos os meses (de acordo com o prazo do contrato) você tem o desconto automático da parcela diretamente do seu salário. 

Como aumentar a margem do consignado CLT?

Se você não tem margem disponível para o consignado CLT, pode negociar contratos existentes ou fazer a portabilidade do empréstimo para tentar reduzir o valor das parcelas, liberando a margem consignável. 

O que acontece se eu sair da empresa?

Caso você tenha um consignado CLT ativo e saia da empresa, a dívida continua, sendo que o saldo devedor pode ser abatido com saldo do FGTS ou de verbas rescisórias.

Tenha controle e previsibilidade financeira com o consignado CLT

Imprevistos podem surgir ou até mesmo aquela vontade de tirar algum plano do papel, e o consignado CLT pode ser uma opção interessante. Para não ter dor de cabeça, leia atentamente o contrato, especialmente em relação aos juros e prazos. 

Quando o consignado CLT é contratado com responsabilidade, você tem um controle maior sobre o desconto das parcelas e, com isso, uma previsibilidade financeira, o que possibilita manter suas contas em dia.

Simule o consignado CLT