Por:
| Atualizado em

Como saber se meu empréstimo CLT foi aprovado?

Tempo de leitura: 5 minutos

O empréstimo consignado CLT pode ser aprovado ou negado pela instituição financeira. Saiba como checar se o crédito será liberado para você!

O empréstimo consignado CLT é uma solução prática para trabalhadores com carteira assinada. Após solicitar o crédito, é comum surgir a dúvida se a aprovação foi efetivada. 

Leia o artigo que o blog do Bmg preparou e confira algumas formas para comprovar!

Simule o empréstimo CLT

Como consultar o status do meu empréstimo CLT?

Para saber se o seu empréstimo consignado foi aprovado ou negado, existem os seguintes caminhos de verificação: 

App do banco: acesse a área de empréstimo e/ou crédito no aplicativo para verificar se seu pedido foi aprovado, está em análise ou foi negado 
Carteira de trabalho digital (CTPS digital): verifique na seção "Empréstimos" se há algum contrato de empréstimo averbado. Vale lembrar que pode demorar até 7 dias 
Holerite: caso o empréstimo tenha sido aprovado, o desconto das parcelas aparecerá no seu holerite
Avisos de texto: algumas instituições enviam SMS ou mensagens de WhatsApp informando o status do seu empréstimo consignado privado

O que é analisado para aprovação do empréstimo CLT?

Esse crédito pode ser solicitado em diversas instituições financeiras, que seguem normas bancárias e que também podem definir regras próprias para a concessão do crédito. Veja abaixo os fatores mais comuns avaliados no empréstimo CLT. 

Contrato de trabalho ativo

É necessário estar empregado, ou seja, ter um contrato de trabalho ativo, para conseguir o empréstimo CLT. Trabalhadores registrados com carteira assinada podem solicitar o crédito, incluindo rurais e domésticos, desde que haja vínculo com algum CNPJ. Isso é necessário, pois as parcelas são descontadas automaticamente do salário. 

Em questão do tempo de carteira assinada, não há um mínimo e a exigência pode variar de um banco para outro. No Bmg, só é possível contratar Crédito do Trabalhador para quem tem mais de um ano de vínculo empregatício.  

Disponibilidade da margem consignável

Além de ter um contrato de trabalho ativo, o empréstimo só pode ser concedido a quem tem disponibilidade da margem consignável. Para trabalhadores CLT, essa margem é de até 35% do salário conforme a lei. 

Dados atualizados no sistema eSocial

O eSocial é um sistema do governo federal que unifica as informações trabalhistas do empregado. Por isso, é necessário se certificar de que seus dados estão atualizados nesse sistema para evitar problemas com a aprovação do empréstimo CLT. 

Dá para saber se seus dados estão atualizados no portal do eSocial, que você acessa com sua senha e login do gov.br

→ Leia também: Diferenças entre empréstimo consignado público e privado: saiba a melhor opção para você 

Quais são os principais motivos de o empréstimo CLT não ser aprovado?

Embora seja fácil fazer a contratação desse tipo de crédito, o empréstimo consignado CLT pode ser negado pelo banco devido a alguns fatores, como: 

Margem consignável comprometida: se você já tem 35% do salário comprometido com outro empréstimo consignado
Irregularidades no CPF: problemas com a Receita Federal
Vínculo empregatício inativo: caso seu contrato de trabalho não esteja ativo
Problemas no eSocial: erros no CNPJ da empresa, pendências na contribuição do FGTS ou outras inconsistências
Análise interna de cada banco  

Perguntas frequentes sobre empréstimo CLT aprovado

Tire outras dúvidas sobre a aprovação de empréstimo consignado CLT a seguir. 

Quanto tempo libera o empréstimo consignado CLT?

Se não houver problemas na concessão do crédito, o saldo costuma ser liberado em até 1 dia útil após a aprovação pela instituição financeira. 

O que fazer se meu empréstimo CLT não for aprovado?

Existem vários fatores que podem impedir a aprovação, como dados incorretos na carteira de trabalho ou falta de margem consignável disponível. Revise suas informações e confira se não há inconsistências.   

O que fazer quando o empréstimo consignado não caiu na conta?

Se o dinheiro do empréstimo não cair na conta, entre em contato com a instituição financeira em que o contrato foi feito. Verifique se os dados bancários estão corretos ou se houve falha no sistema. 

Mantenha seus dados atualizados para evitar problemas

O empréstimo CLT consignado pode ser solicitado de forma simples pelos canais digitais de cada banco. Mas, para obter a atualização, o primeiro passo é garantir que os dados estejam corretos no eSocial e na carteira de trabalho. 

Se houver recusa na aprovação, o melhor caminho é entender o motivo da negativa, que muitas vezes pode estar associada a ações simples, como ajustes de dados ou, até mesmo, uma falha do sistema.  

De toda forma, o consignado privado é uma escolha inteligente para os trabalhadores que buscam crédito. Conheça as opções do Bmg e contrate essa modalidade de forma segura e prática pelo WhatsApp do banco.

Simule agora!