Abril 2020 | Empréstimo

O que é o empréstimo consignado e quem pode fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo o Banco Central (BC), o volume de empréstimo consignado cresceu 26% entre os meses de janeiro e outubro de 2019, em comparação com o mesmo período em 2018. O levantamento ainda indica que somente nesses 10 meses, foram contratados um montante de R$79,843 bilhões.
 

Outro número que também chama atenção quando o assunto é crédito consignado, é a taxa de juros. Os juros do empréstimo consignado para famílias chegou a 29,38%.

Apesar dos números positivos em relação ao consignado, nem todos os brasileiros sabem dos seus direitos de contratação e acabam optando pelo empréstimo pessoal ou usando o limite do cheque especial, medidas que encarecem o valor emprestado. Por isso, hoje vamos esclarecer o que é o empréstimo consignado, quais suas características e quem é o público que pode solicitar. Confira:

O que é empréstimo consignado?
 

O consignado é uma forma de tomar dinheiro emprestado exclusiva para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. A grande diferença entre esta modalidade e as demais está na forma de realização do pagamento: no empréstimo consignado, a parcela é descontada do contracheque de funcionários públicos ou do benefício do INSS recebido  por aposentados ou pensionistas.
 

Quais as características do empréstimo consignado?
 

A principal característica do empréstimo consignado é sua taxa de juros, que é reduzida em comparação às outras opções de crédito. Isso acontece porque, como a parcela é descontada de uma conta de recebimento, o risco de atraso e de não pagamento é menor. 
 

Quem pode fazer o empréstimo consignado?
 

Como explicado, o empréstimo consignado pode ser solicitado somente por aposentados, pensionistas do INSS ou por servidores públicos. Dessa forma, seja para quitar dívidas, organizar a vida financeira, tirar um projeto do papel ou cobrir uma emergência, o crédito consignado é a melhor opção. 
 

O que é o cartão de crédito consignado? 
 

Quem é elegível ao empréstimo consignado, também tem o direito de solicitar o cartão de crédito consignado. Na prática, esse cartão funciona como um cartão de crédito comum, podendo ser utilizado para fazer compras online, presencial, pagamento de serviços e saques. A grande diferença está no fato de que, assim como a parcela do empréstimo é descontada da conta de recebimento, o valor mínimo da fatura do cartão também é descontada do benefício ou do contracheque, reduzindo as chances de inadimplência.