Por:
| Atualizado em

Posso antecipar férias e salário sendo CLT? Confira as regras!

Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda como antecipar férias ou salário sendo CLT, quais são as regras e veja alternativas seguras para organizar seu dinheiro.

Quem trabalha como CLT sabe que, depois de 12 meses trabalhados tem direito às férias remuneradas, ou seja, você pode descansar e ainda receber um pouco a mais. Mas será que dá para antecipar esse período de férias e o salário?

Se você tem essa dúvida, confira as informações do artigo do Bmg e fique por dentro de como funciona esse processo. Confira ainda algumas alternativas para antecipar dinheiro!

Simule o Consignado CLT

Como funcionam as férias para quem é CLT?


A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelece que todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias remuneradas após 12 meses de trabalho. Então, se você começou a trabalhar na empresa em 1° de março, em março do próximo ano, você terá direito às férias.

O direito aos 30 dias corridos é garantido caso o trabalhador não tenha faltado mais de 5 vezes ao serviço no período dos 12 meses. Além disso, a empresa pode conceder as férias em até 12 meses após o período de 1 ano que o empregado trabalhou.

O objetivo das férias é que o trabalhador possa descansar por um período, realizando uma pausa nos dias de trabalho. Vale lembrar que as férias podem ser fracionadas em até três períodos, mas um deles precisa ser de, pelo menos, 14 dias seguidos, e os outros não podem ser menores que 5 dias corridos cada um.

Trabalhador CLT pode adiantar férias e salário?


Quando o trabalhador sai de férias, ele tem a antecipação do salário, mais um terço constitucional. Então, se você recebe, por exemplo, R$3 mil, vai receber esse valor, mais um terço, ou seja, R$1 mil. Assim, recebe esse pagamento antes de sair de férias.

A CLT estabelece que o pagamento das férias deve ser feito em até dois dias úteis antes do início das férias. Há a opção de o trabalhador adiantar esse valor de férias no período em que ainda estiver trabalhando, porém a decisão de conceder ou não é da empresa.

Nessa situação, caso a empresa aceite fazer a antecipação, o trabalhador pode usar esse valor a mais para aproveitar para pagar uma dívida ou dar entrada em uma viagem. No entanto, o valor adiantado é descontado do total que o trabalhador vai receber quando chegar suas férias, por isso é preciso pensar bem antes de fazer o pedido.

E no caso de quem vende as férias?

Quem não quiser usufruir do período completo de férias tem a possibilidade de vender as férias para a empresa, porém a aprovação fica a critério do empregador.

É o chamado abono pecuniário que permite que você venda até ⅓ das suas férias, ou seja, 10 dias, e seja remunerado com ⅓ do seu salário.

Para saber o valor do abono pecuniário, basta dividir seu salário por três. Quem escolhe essa opção, vai receber, antes de sair de férias:

● Salário
● ⅓ constitucional
● ⅓ do abono pecuniário

Quem tem direito à antecipação das férias?


Fica a critério da empresa antecipar o valor das férias e isso deve ser formalizado com um acordo por escrito entre empregado e empregador. Nesse caso, o valor adiantado é descontado do total das férias (quando forem concedidas).

Então, cabe ao empregado fazer o pedido junto ao RH da empresa e esperar para saber se vai ser aceito ou não.

Simule o consignado CLT


Vantagens e desvantagens de adiantar férias?

Será que vale a pena antecipar as férias? Confira as vantagens e desvantagens!

Vantagens:

● Ter o valor antecipado para conseguir se organizar financeiramente
● Possibilidade de quitar alguma dívida
● Investir no pagamento de uma viagem

Desvantagens:

● Receber um valor menor quando as férias são concedidas e desequilibrar o orçamento
● Risco de gastar o dinheiro antecipado com coisas supérfluas
● Não se planejar financeiramente

Faça a antecipação das férias e salário com planejamento


Agora você já sabe que é possível antecipar as férias no CLT, desde que a empresa concorde. Essa pode ser uma ótima opção para conseguir um valor extra para resolver pendências, porém é preciso fazer isso com bastante planejamento.

É importante, antes de pedir a antecipação das férias, colocar tudo no papel, inclusive para projetar como vai ficar seu recebimento quando as férias forem concedidas. 

Caso precise de dinheiro, estude também as opções de crédito que oferecem melhores condições de pagamento, como Crédito do Trabalhador do Banco Bmg, que oferece desconto direto em folha com condições atrativas de juros. Faça uma simulação. 

Peça o consignado CLT