Qual a hora certa de fazer um empréstimo?
Tempo de leitura: 2 minutos
O empréstimo bancário é um dos produtos financeiros mais conhecidos do Brasil. Fácil de contratar e com poucas restrições, esta opção é uma ótima saída para solucionar diferentes questões financeiras. Está pensando em fazer empréstimo pessoal? Entenda, aqui, qual é a hora certa para recorrer ao crédito bancário.
Qual a sua realidade?
Antes de pedir dinheiro emprestado a uma instituição financeira é necessário entender dois pontos importantes:
- Qual o propósito desse empréstimo?
- Quanto eu posso pagar por este empréstimo?
Agora que você já tem uma visão panorâmica da sua situação financeira, veja em quais momentos o empréstimo pode ser uma ótima escolha:
Organização da vida financeira. Tem dívidas atrasadas e quer organizar as finanças para sair do vermelho de uma vez? O empréstimo pode ser uma ótima solução para renegociar as dívidas. Para isso, faça o levantamento exato do quanto deve e para quem deve. Em seguida, tente realizar uma renegociação com esta empresa/pessoa. Se o pagamento à vista garantir bons descontos, fazer empréstimo é, realmente, a melhor saída para colocar a vida financeira em ordem.
Investir em educação. Você quer fazer um curso que vai trazer um bom retorno financeiro a médio prazo, mas não tem como pagá-lo agora? Fazer empréstimo pode ser a opção que você precisa para conquistar esse objetivo. A atenção precisa ser redobrada, no entanto, ao escolher o valor da parcela a ser pago, ou seja, você precisa ter certeza de que poderá arcar com os débitos mensais que ocorrerão em sua conta corrente.
Abrir um negócio. Se o seu sonho é empreender, criando o próprio negócio ou montando uma franquia, o empréstimo pode ser uma ótima forma de tirar esse projeto do papel. A dica aqui é focar somente no negócio, ou seja, destinar o dinheiro do empréstimo para este novo empreendimento e calcular corretamente a forma de pagamento para garantir que esta iniciativa valerá a pena. É importante lembrar que, dependendo do valor da mensalidade, o número de parcelas do empréstimo poderá ser maior ou menor, ampliando o total de juros.
Observe que para a aquisição de um bem o empréstimo não é recomendado. Isso porque, imóveis, veículos e outros itens perdem o valor com muita velocidade e, nesses casos, o crédito bancário acaba saindo muito mais caro. Nesses casos, a melhor escolha é juntar um valor de entrada e/ou fazer o parcelamento sem juros.