Janeiro 2024 | Empréstimo

Reajuste INSS 2024: o que muda para aposentados e pensionistas?

Tempo de leitura: 5 minutos

Reajuste INSS 2024:  confira o valor do aumento e as oportunidades para Empréstimo Consignado

O mês de janeiro gera grandes expectativas para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma vez que marca o período de reajuste das aposentadorias e benefícios. A boa notícia é que o INSS já divulgou o valor do reajuste da aposentadoria em 2024.

Neste artigo veremos qual o valor do aumento salarial do INSS 2024 e o que muda em relação ao Empréstimo Consignado. Confira! 

Quanto ficou o reajuste INSS 2024? 


O INSS já anunciou os índices de reajuste para aposentados e pensionistas em 2024. Para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, o ajuste seguirá o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), resultando em um aumento de 3,71%. Já para aqueles que recebem um salário mínimo, o reajuste ficará em R$1.412. 
 

Qual o valor do novo teto máximo INSS 2024?
 

O teto máximo do INSS também foi reajustado em 2024 de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O teto do INSS é o valor máximo que um aposentado pode receber de benefício do INSS. Em 2024, o valor ficou em R$7.786,02. 
 

Quando vou receber o reajuste da aposentadoria 2024?
 

Mas afinal, quando será possível receber o reajuste da aposentadoria? A partir do dia 25 de janeiro, o pagamento do ano de 2024 começa a valer para quem recebe até um salário mínimo. Para aqueles que recebem mais de um salário mínimo, os pagamentos da aposentadoria começarão a ser efetuados a partir do dia 1º de fevereiro.  Você pode conferir os detalhes no calendário de pagamentos 2024
 

Margem do Empréstimo Consignado em 2024


Com o reajuste do INSS 2024, aposentados podem contar com uma margem de crédito maior para operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado. 
 

O Empréstimo Consignado é o tipo de crédito que desconta o valor das parcelas do acordo diretamente da folha de pagamento, contracheque mensal ou benefício do INSS, como a aposentadoria. 

A margem do Empréstimo Consignado é o máximo que pode ser descontado do salário ou benefício do INSS para pagar uma parcela do empréstimo. Se o seu salário ou benefício aumenta, sua margem de crédito também aumenta, permitindo contratar um Empréstimo Consignado de maior valor. 

Além disso, para quem está com a margem consignável comprometida ou zerada, é possível realizar uma nova solicitação.

Como saber minha margem do Empréstimo Consignado em 2024?


Muitas pessoas não sabem como descobrir sua margem do Empréstimo Consignado em 2024. Na verdade, a margem consignável é estabelecida por lei e define um limite máximo de comprometimento do seu benefício para pagamento das parcelas de um empréstimo consignado.

Atualmente, a margem consignável do INSS é de 45%, sendo que até 35% do recebimento mensal pode ser descontado para o pagamento das parcelas do Empréstimo Consignado, 5% para o pagamento do Cartão de Crédito Consignado e 5% para pagamento do Cartão Benefício.

E para os beneficiários LOAS, a margem consignável do INSS é de 35%, sendo que até 30% do recebimento mensal pode ser descontado para o pagamento das parcelas do Empréstimo Consignado e 5% para o pagamento do Cartão de Crédito Consignado ou Cartão Benefício.

Confira como ficaria o valor da parcela do Empréstimo Consignado 2024 e a margem permitida para quem recebe um salário mínimo, baseado no novo valor de margem extra proporcionado pelo aumento:

Margem do Empréstimo Consignado para beneficiários do INSS 2024:


Confira a tabela com a margem do Empréstimo Consignado para beneficiários do INSS 2024:

Margem-Emprestimo-Consignado-2024-2.webp

Margem do Empréstimo Consignado para os beneficiários LOAS 2024:
 

Confira a tabela com a margem do Empréstimo Consignado para beneficiários do LOAS 2024:
 

Margem-Emprestimo-Consignado-2024-1.webp

No Banco Bmg, você pode simular seu Empréstimo Consignado

Vantagens do Empréstimo Consignado 
 

O Empréstimo Consignado oferece muitas vantagens. Reunimos algumas das principais: 


• As taxas de juros são mais baixas que outros tipos de empréstimo, uma vez que o valor das parcelas é descontado diretamente do seu benefício;

• O débito é realizado em folha e você não precisa de preocupar com boletos;

• É uma boa opção para quem precisa organizar a vida financeira, como por exemplo, o pagamento de dívidas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial;

• Os prazos para pagamentos costumam ser mais longos, o que ajuda no planejamento financeiro;

•  Não há tanta burocracia na contratação, o que acontece em outros tipos de empréstimos.

No entanto, é importante tomar precauções para não comprometer seu orçamento. O recomendado é destinar aproximadamente 20% da sua renda para realizar empréstimos. 

No Banco Bmg, você consegue fazer a simulação do seu Empréstimo Consignado online. 

Simule e contrate agora

Leia também :
»
Tudo sobre o aumento da aposentadoria ou pensionista INSS
»
Como conseguir empréstimo para aposentados?
»
Quem pode solicitar Empréstimo Consignado?