Dezembro 2020 | Investimentos

Como se tornar investidor em 2021?

Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos hábitos mais naturais entre os brasileiros é traçar novos objetivos com a virada do ano. E, obviamente, na lista dos principais planos para os próximos 365 dias, as metas financeiras se destacam entre os pontos a serem melhorados. 

 

Apesar de todas as dificuldades e incertezas que podem ocorrer em 2021, são as pequenas mudanças de hábitos no dia a dia que favorecem a reestruturação completa do orçamento, e ajudam a levar a vida financeira para outro patamar. 

Investir, por exemplo, é uma mudança de hábito que pode transformar a forma como você lida com o dinheiro para sempre. Portanto, se você deseja começar a investir e mudar sua vida financeira em 2021, confira esses passos:

1. Investir para qual propósito?

 

Ao identificar um propósito para investir será mais simples ter uma visão clara do “porque estou investindo”. Dessa forma, será possível priorizar a meta e cortar gastos que não contribuem com esse objetivo. 

2. Comece do cenário possível

 

Basicamente, se você não começar, nunca tirará seu plano do papel. Por isso, tenha em mente que não importa a quantia, mas o desenvolvimento do hábito de investir e separar um valor todo mês para este objetivo. Comece ainda que seja com pouco. 

3. Identifique seu perfil investidor

 

Fazer um teste de suitability vai ajudar a identificar seu perfil de investimentos: se conservador, moderado ou agressivo. Esses perfis indicam o melhor caminho para obter investimentos seguros e rentáveis, por exemplo: em renda fixa se o seu perfil é conservador/moderado, ou em renda variável se possui um perfil investidor mais agressivo.

4. Obtenha conhecimento

 

Sabendo seu perfil de investidor, procure entender mais sobre os tipos de investimentos que mais combinam com sua realidade e seus propósitos. Somente assim será possível tomar decisões assertivas sobre o futuro do seu dinheiro. 

5. Persista e recomece

 

Investir é um hábito e todos os hábitos levam tempo para serem desenvolvidos. Por isso, não desista das pesquisas, do propósito colocado no papel e do dinheiro que está rendendo. Seja persistente e tenha em mente que essa etapa será muito benéfica para sua saúde financeira e para alcançar seus propósitos.