Maio 2022 | Investimentos

Custo Fixo x Custo Variável

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe a diferença entre Custo Fixo e Custo Variável?

São conceitos importantes para se organizar financeiramente, tanto para a sua família como para a sua empresa.

 

O Custo Fixo

É aquele que está menos sujeito a variações devido ao aumento ou redução de produção ou volume de vendas. São aqueles custos que tem seu valor estável, fixo, como aluguel, serviço de limpeza, IPTU, IPVA do carro, internet.

 

O Custo Variável

É definido como o gasto que oscila de acordo com as atividades do dia a dia. Ou seja, são aqueles que podem ter um aumento ou diminuição nos gastos, por exemplo, de energia elétrica, água, gasolina, mercado, matéria-prima, mão-de-obra temporária.

Isso claro, vai sempre depender do tipo de empresa que você tem e isso vai te ajudar a identificar se aquele custo é fixo ou variável.

Diferenciar os custos fixos e variáveis da sua empresa é muito importante para que você consiga fazer uma correta precificação do serviço ou produto. Ou seja, você consegue determinar o quanto é gasto para produzir determinado produto ou o valor para prestar um serviço.

 

Como identificar esses custos?

O primeiro passo para identificar e separar os custos fixos e variáveis da sua empresa, é fazer um levantamento dos gastos de determinado período. Feito isso, você deve analisar a variação mensal, tendo nesse levantamento também a produção e faturamento.

O primeiro passo para identificar e separar os custos fixos e variáveis da sua empresa, é fazer um levantamento dos gastos de determinado período.

Se o seu custo fixo é maior que o variável e quanto maior for o volume de vendas, maior será seu lucro, podendo até aumentar o preço de venda dos produtos.

 

Gostou do conteúdo? Boas vendas e sucesso no seu negócio!!!