Por: Redação Bmg
Investimento é só para longo prazo?
Tempo de leitura: 3 minutos
- Você já deve ter se perguntado se investir é, de fato, pra você, já que o dinheiro fica “preso” por muito tempo, certo? A boa notícia é que não é bem assim! Afinal, existem muitas opções de investimentos, de prazos e de rentabilidade. Tudo depende do seu objetivo.
- Existem diversas formas de você aplicar o seu dinheiro, pode ser Poupança, Fundos, Tesouro, CDB, Ações, Bitcoin... enfim, o mundo dos investimentos é bem vasto! Mas, hoje o foco é prazo: o tempo que um investimento decorre e volta para a sua conta com o rendimento escolhido.
-
Curto prazo X Longo prazo
- Um investimento de curto prazo é aquele em que você recupera seu dinheiro dentro de, no máximo, dois anos. De modo geral, investimentos de curto prazo oferecem uma taxa menor de rentabilidade quando comparado aos outros de maior prazo. Isso acontece porque a taxa menor oferece maior liquidez (ou rápida retirada do valor investido).
- O longo prazo, por outro lado, paga uma taxa melhor, e dependendo do tipo de investimento, reduz-se a alíquota de imposto cobrado sobre o rendimento, o que te garante ganhos ainda maiores.
- Isso significa que apenas as ações de longo prazo valem a pena? Na verdade, não! A escolha do investimento tem a ver com objetivo e perfil.
- Se você precisa do valor a ser investido daqui 3 meses ou liquidez diária, as aplicações em longo prazo não fazem sentido pra você, deixando assim de ser uma boa aplicação. Nesse caso, é melhor garantir uma taxa de 110% que você tenha como resgatar a qualquer momento, do que uma de 115% que você terá que resgatar no meio do caminho e só levar 98% de rendimento.
-
Perfil do investidor
- Cada pessoa tem um perfil de investidor. Uns gostam de arriscar mais, outros preferem ganhar de pouquinho em pouquinho, mas nunca perder; já outros gostam de dinheiro na mão quase todo dia... e por aí vai!
- Sabendo qual perfil você se encaixa, também vai te ajudar a escolher em relação ao prazo do seu investimento. Os três perfis possíveis dentro de uma análise de suitability são:
- Conservador: um perfil que prioriza a segurança. Assim, esta pessoa prefere recorrer a investimentos seguros, ainda que estes tenham uma baixa rentabilidade.
- Arrojado: também chamados de agressivos, eles são o contrário dos conservadores, pois aceitam melhor a volatilidade da renda variável diante da oportunidade de ter maior rentabilidade.
- Moderado: entre os investidores conservadores e arrojados há o perfil moderado, que apresenta um equilíbrio entre o risco e a busca por melhor rendimento.
-
Avalie seus objetivos
- Definir o objetivo do investimento ajudará a escolher a melhor oferta de rendimento e o prazo.
- Se seu foco é aposentadoria, uma boa previdência privada em longo prazo te atenderá, já que rendem mais ao longo do tempo.
- Já se seu objetivo é montar uma reserva de emergência ou planejar as próximas férias, foque na liquidez e em curto prazo.