Por:
| Atualizado em

Investir na Bolsa de Valores ou no CDI?

Tempo de leitura: 3 minutos


Qual investimento rende mais?
Bolsa de valores ou CDI? Em 2022, a renda fixa foi o ativo mais procurado pelos brasileiros, representando 60,3% dos investimentos, segundo dados  da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). 

O CDI é um dos produtos de renda fixa mais populares e sua rentabilidade é quase sempre superior à da poupança. Por outro lado, a bolsa de valores tem potencial de altos lucros, porém, também com riscos mais elevados. Vamos ver a diferença entre investir na bolsa de valores e no CDI, bem como suas vantagens e desvantagens?

O que é o CDI?
 

CDI é a sigla para Certificados de Depósito Interbancário. São títulos que as instituições financeiras emitem quando emprestam dinheiro para outra instituição financeira. Essa taxa é um dos principais comparadores de rendimento do mercado de investimentos e você pode ver que ele aparece em investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA.
 

A renda fixa é o tipo de investimento que a taxa de rentabilidade é pré-estabelecida no momento da contratação, o que faz com que ele seja muito seguro, flexível e de baixo risco.

Isso tudo é possível por causa do chamado juros compostos, que são juros calculados sobre o valor aplicado, mais o de juros acumulados nos meses anteriores, o conhecido “juros sobre juros”. Assim, enquanto o crescimento dos juros simples é linear, o dos juros compostos é exponencial, ou seja, mais acelerado. 

Por que investir na Bolsa de Valores?
 

Que o CDI é um investimento bacana, todo mundo concorda. Mas, muitas pessoas optam por investir em renda variável ao invés da renda fixa. Por quê? 
 

Basicamente porque, se você investir de forma periódica e inteligente, fazendo boas escolhas, os investimentos em renda variável podem ser muito mais rentáveis que os de renda fixa. 

Tem risco? Tem, como todo investimento. Mas o que vale a pena é correr riscos calculados: a escolha de um bom ativo é o que faz a rentabilidade ter mais chances de ser maior.

Qual rende mais CDI ou Bolsa de Valores?
 

Considerando os três últimos anos, o índice IBOV – que é quanto, na média, a Bolsa de Valores rendeu – ganhou 42% das vezes do CDI. Se ampliarmos para os últimos cinco anos, a bolsa ganhou 32% das vezes.
 

Mas, a gente não pode levar essa comparação como verdade absoluta entre a renda fixa e variável. Afinal, o IBOV tem suas peculiaridades que precisam ser consideradas.

Sem dúvidas, diversificar é o melhor jeito de reduzir risco com uma rentabilidade mais assertiva. Lembrando que cada investidor tem um perfil, ok? Então, vale fazer o famoso teste de suitability pra identificar se você tem mais propensão ao risco (renda variável) ou é mais consevador (renda fixa). 

Confira mais dicas sobre esses investimentos no vídeo:


 

Quer começar a investir, mas não é expert no tema de investimentos? Tudo bem! Você pode contar com o time de especialistas do Bmg para isso! Ligue 0800 979 7201, e fale com um especialista!