Abril 2022 | Investimentos

Por que o dólar está caindo tanto?

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Você já deve ter percebido que o dólar está em queda. Mas por que isso está acontecendo? Vamos resumir em 3 tópicos básicos que vão te ajudar entender. 

1) A cada reunião do COPOM, a Selic (taxa de juros) vem aumentando e isso foi crucial para que o real fosse valorizado, ficando em 1º lugar no ranking de países emergentes. Pois assim, o Brasil fica mais visado e mais investidores estrangeiros querem investir no nosso país. Nesse ano, foram investidos mais de US$ 50 bilhões na bolsa de valores. 

Mas será que foi só o aumento da Selic que fez o real se valorizar perante o dólar? Não, não...

2) O aumento das commodities (ferro, petróleo, gás natural, grãos em geral...) já estava acontecendo devido à normalização da pandemia da Covid-19. As pessoas voltaram a consumir mais, o que fez com que essas commodities aumentassem de preço, puxando a inflação para cima (logo, a Selic sobe também numa tentativa de frear o aumento da inflação). 

3) A guerra entre Rússia e Ucrânia também impactou o mercado, logo esses dois exportadores fecharam as fronteiras, fazendo os preços desses insumos ficarem mais caros ainda! E quando os preços das commodities sobem, mais dólares entram no Brasil e nossa moeda é valorizada. 

O aumento dos juros nos Estados Unidos desde março veio para tentar dar de volta força à moeda americana, ficando entre 0,25% - 0,50% ao ano e deve aumentar ainda mais, chegando a 2% ao ano no final de 2022.

Em resumo, a junção da guerra e normalização da Covid-19 deram um descompasso na oferta e demanda das commodities, fazendo os preços aumentarem. Esse aumento é a inflação e para contê-la o Banco Central sobe as taxas de juros, o que faz com que o Brasil fique “bem na fita” para quem vê de fora, atraindo investidores e assim, valorizando o real (desvalorização do dólar). 

Viu como tudo está interligado? Legal né?