Janeiro 2022 | Investimentos

Tipos de investimento: o que é um CDB?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Existem diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro, para todos os tipos de perfis de investidor, e conforme o objetivo de cada pessoa. 

O CDB, ou Certificados de Depósito Bancário, é um dos investimentos de renda fixa mais conhecidos por ser simples de aplicar, seguro e pela disponibilidade nos bancos.  

O que é CDB?

 

O Certificado de Depósito Bancário é uma aplicação oferecida por bancos para captação de fundos que rendem juros superiores aos da poupança. Ele funciona como um empréstimo do seu dinheiro para os bancos. Assim, as instituições financeiras fazem a captação através do CDB e utilizam para financiar as atividades de crédito em geral. 

O investidor lucra com os juros desse empréstimo. A taxa de rendimento varia de acordo com cada instituição financeira, prazo de vencimento, período e montante mínimo.  

Tipos de CDB 

 
Atualmente no mercado existem três categorias para o CDB, veja:
 

Pós-fixados 

 

Os juros pós-fixados são aqueles atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é uma taxa de operação realizada entre instituições, muito próxima da Selic. 

É o tipo mais comum, o investidor sabe qual vai ser a rentabilidade de acordo com a porcentagem de algum indicador, mas ele não conseguirá saber ao certo o retorno em reais. 

Por exemplo: em um CDB com remuneração de 100% do CDI ao ano, o investidor vai ganhar 100% do que render o CDI ao longo desse período de um ano.

Prefixado

 

Os juros prefixados são aqueles que você consegue saber exatamente qual será o seu retorno em dinheiro ao longo do período. 

Isso acontece porque, no momento da aplicação, a taxa de juros já é definida e informada, ela não sofre alterações, mesmo que isso ocorra no mercado. 

Por exemplo: se um título tem a taxa de 5% ao ano, oferecerá exatamente essa remuneração até o fim.

Híbrido

 

Nesse caso, a rentabilidade é uma mescla do CDB pós-fixado e do prefixado e está, normalmente, associada à inflação. 

Por exemplo: se você tem uma aplicação com rendimento de 3% + IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), significa que ela renderá 3% de uma forma fixa mais as variações do IPCA. 

O CDB é uma das formas mais simples de investimento, ele tem uma rentabilidade superior à da poupança, possui liquidez diária (permite o resgate a qualquer momento), é um investimento de baixo risco, por conta do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

CDB Super Poup

 

O CDB Super Poup é o CDB do Banco Bmg, que remunera o capital investido diariamente e também possui liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado quando precisar. Muito parecido com a poupança, o Super Poup tem uma rentabilidade maior, e é uma das melhores opções do mercado para quem deseja iniciar uma reserva de emergência.