Novembro 2020 | Open Banking

O que é Open Banking?

Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como o Pix, você já deve estar ouvindo falar sobre o Open Banking na televisão, rádio ou internet, não é? Mas o que é o Open Banking e por que o mercado financeiro brasileiro está se movimentando para atender a essa novidade?

Com início na Europa, o termo em inglês Open Banking faz referência a um sistema em que há compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros. De acordo com o Banco Central (BC), o conceito de Open Banking promove a integração de plataformas entre bancos e fintechs, por meio do acesso a dados concedidos por clientes.

O que o Open Banking significa na prática? 

 

Na prática, o Open Banking permite que diferentes instituições financeiras tenham acesso aos seus dados, enquanto cliente. Vale destacar, no entanto, que o cliente é o dono das suas próprias informações, por isso, antes que qualquer empresa possa acessar seus dados financeiros, de características ou preferências, é necessário autorizar esse acesso. 

Por meio de uma linguagem padronizada e segura, a regulação do Open Banking permitirá que pessoas movimentem contas e recursos a partir de diferentes plataformas, não apenas por um único app ou site do banco. 

Imagine que você possui um carro financiado no Banco A, um empréstimo no Banco B e prefere utilizar um cartão de crédito do Banco C. Com o Open Banking será possível ter todas essas informações em um único aplicativo e gerenciar, em uma só tela, sua vida financeira. 

Neste cenário, o Open Banking também possibilitará parcerias entre diferentes empresas do setor financeiro, em que a troca de informações, acesso a histórico de crédito, comprovante de renda e outras informações serão totalmente automatizadas e simplificadas quando o consumidor buscar por serviços de crédito, por exemplo. 

Open Banking Bmg

 

O Banco Bmg está atento e preparado para a revolução do Open Banking no Brasil. Temos uma vocação especial em valorizamos parcerias em benefício dos nossos clientes, como nosso histórico em desenvolvimento de correspondentes bancários, lojas help! e outras parcerias, como a Granito, Generali, Creditas, Banco Inter e startups as quais o Bmg apoia. 

A aplicação da tecnologia no sistema financeiro tem evoluído rapidamente, especialmente impulsionado pela conveniência do mundo digital. O Open Banking é mais um passo para essa revolução digital e promete transformar a forma de lidar com dinheiro, pagamentos e contratação de serviços financeiros no Brasil.