Por:
| Atualizado em

O que é Open Finance?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O conceito do Open Finance é bem simples, ele é um projeto complementar ao estabelecimento do Open Banking no Brasil que garante melhorias para todo o sistema financeiro do país. Entretanto, o termo Open Finance tende a ser substituído por Finanças Abertas. 

Além disso, podemos considerar também que o Open Finance é a fase final do processo iniciado na implementação do Open Banking, que tem como principal objetivo o compartilhamento de dados entre instituições financeiras com a autorização, é claro, de seus clientes. 

Como é o funcionamento do Open Finance?

 

A ideia do Banco Central é que o Open Finance sirva de base de regulamentação para um sistema financeiro aberto, que abrange além dos serviços bancários, outros sistemas financeiros que ganham cada vez mais importância no panorama econômico brasileiro, como as casas de câmbio, as corretoras de valores, os seguros, fundos de previdência, entre outros. 

Ele trará benefícios tanto para os usuários quanto para as instituições financeiras e para entender melhor todos estes conceitos, separamos alguns detalhes sobre como o Open Finance irá funcionar. Veja: 

1 - A partir da implementação do Open Banking, o usuário passará a ser o dono de todos os seus dados financeiros vindo das instituições em que ele é cliente, ou já possui relação comercial. Dessa forma, ele terá autonomia para escolher se deseja compartilhar os dados com outras instituições financeiras, que podem, então, oferecer melhores condições de acordo com o seu perfil no mercado; 

2 - Para que esse compartilhamento de dados ocorra corretamente será necessário um recurso tecnológico, conhecido como API. Ele será instalado nas plataformas das empresas e, assim, elas conseguirão se comunicar  rapidamente e fazer este compartilhamento de forma instantânea;

3 - Todas as instituições participantes desse compartilhamento de dados deverão oferecer suporte para que as APIs (Application Programming Interfaces) funcionem.  

Vale ressaltar, ainda, que o cliente pode escolher parar o compartilhamento dessas informações quando ele quiser. Ou seja, é ele quem toma a decisão sobre todos os seus dados. 

Quem pode participar do Open Finance?

 

Só podem participar do Open Banking e do Open Finance as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.  

Porém, há uma diferença entre as etapas das quais as instituições irão participar, por exemplo, a participação das instituições pelo Open Banking, como os grandes bancos, é obrigatória.

E na fase de cadastramento dos dados complementares, que é quando se inicia o processo, as instituições passam a ser voluntárias e podem optar se querem ou não participar do Open Finance.