Abril 2022 | Open Finance

Open Finance é seguro?

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O Open Finance é um sistema financeiro aberto, que permite que os usuários autorizem o compartilhamento dos seus dados com diferentes instituições e empresas financeiras. 

A partir disso, você terá mais controle sobre o seu histórico financeiro, podendo escolher qual instituição terá acesso aos seus dados. Desta forma, será possível uma personalização de ofertas e você poderá receber oportunidades alinhadas com a sua necessidade. 

Por ser algo novo e com tanta facilidade, muitos se perguntam: O open finance é seguro? Qual a garantia de segurança que ele me traz? Quem terá acesso às minhas informações pessoais? 

É normal e necessário fazer estes questionamentos, até mesmo porque se tratam de dados sobre a vida financeira de milhares de pessoas. 

O que garante a segurança desse sistema?

 

O Open Finance é seguro porque é você quem está no controle dos seus dados e de quem tem acesso a ele. Para acessar o sistema e permitir o compartilhamento, você precisará passar por alguns passos. Sendo eles: 

1 - Autorização: você quem escolhe quais instituições podem ter acesso às suas informações e por quanto tempo, sendo necessário à instituição financeira renovar a permissão periodicamente. 

2 - Confirmação: as mesmas medidas de segurança que existem para entrar no aplicativo ou internet banking da instituição serão aplicadas também no Open Finance. 

3 - Autenticação: será necessária também a confirmação de identidade, para saber se é você mesmo quem está acessando e realizando as autorizações. 

Além destes três motivos, o Open Finance é seguro, também, porque o Banco Central determinou uma série de regras de segurança que as instituições participantes devem seguir, que serão acompanhadas pelo BC. 

Privacidade dos dados e escolha de compartilhamento

 

O Open Finance é seguro, pois ele se preocupa com a privacidade dos usuários, e foi pensado para protegê-los. Além das diretrizes de segurança cibernéticas a serem seguidas, todas as informações são protegidas por lei. 

A Lei de Proteção de Dados e a Lei do Sigilo Bancário asseguram a privacidade dos usuários e proíbem a distribuição e venda de dados para instituições que não fazem parte do Open Finance. 

E, ainda, todas as instituições financeiras participantes devem cumprir os requisitos para estarem aptas a participar do Open Finance, essas diretrizes são regulamentadas e controladas para detectar qualquer falha com rapidez e evitar que os usuários sofram danos. 

E você? Já confia na segurança do Open Finance?