Janeiro 2022 | Open Finance

Por que o Open Banking é importante?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

O modelo de funcionamento do sistema bancário nos últimos anos vem passando por transformações e inovações. O Open Banking é uma nova tecnologia que chega para mudar o relacionamento entre bancos e consumidores. 

O sistema permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, autorizadas pelo Banco Central.  Dessa forma, o usuário pode ter mais oportunidades de serviços e controle do compartilhamento dos seus dados. 

Esse modelo de negócio permite que o cliente possa escolher a instituição que oferece os melhores pacotes, serviços e produtos. Por conta dessa inovação, o Open Banking tem se tornado importante, afinal, qual outro sistema oferece esse tipo de serviço?

A implementação dele já aconteceu em diversos países. No Brasil, ele já está na terceira de suas quatro fases de implementação e a previsão para conclusão é no final do ano de 2022. 

Como o Open Banking vai inovar o sistema bancário? 

 

Digamos que você é um cliente que tem uma conta bancária há muitos anos, possui um forte relacionamento com seu banco, mantém sua conta dentro das normas estabelecidas e faz os pagamentos em dia. 

É nesse banco que você deposita seu salário, paga suas contas, faz investimentos, empréstimos, possui crédito, etc. Vamos imaginar, agora, que você, por algum motivo, precise trocar de instituição. 

Quando você vai para outro banco, o seu histórico não serve para nada, ele aparece em branco e seus benefícios ficam para trás, muitas vezes, dificultando a liberação de crédito. 

O Open Banking muda isso. Ao trocar de banco, pelo motivo que for, todo o seu histórico vai permanecer com você e as instituições terão acesso a ele, com a sua permissão e pelo tempo que você determinar. 

Outras vantagens do Open Banking:

- Produtos e serviços bancários personalizados;
- Maior autonomia de escolha do cliente;
- Transparência e segurança dos serviços prestados;
- Conveniência tanto das instituições quanto dos clientes.

Tendo acesso ao seu histórico, é possível que você receba mais ofertas de serviços e produtos pensados para suas necessidades. 

Vantagens e segurança para os clientes 

 

Outro ponto em que ele se mostra importante é na padronização da concorrência, ou seja, todos no sistema vão procurar manter a melhor oferta e a tomada de decisão será sempre dos consumidores

É importante ressaltar que, além de toda inovação, ele é rápido e também seguro, a Lei do Sigilo Bancário e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garantem isso. Além das normas estabelecidas pelo Banco Central, que protegem os usuários e suas informações.

Para a transformação do mercado financeiro o Open Banking é importante e trará muitas oportunidades.