Quais as vantagens do Open Banking?
Tempo de leitura: 3 minutos
O Open Banking Brasil já é uma realidade. Com a agenda de integrações iniciais ativa desde 1º de fevereiro deste ano, diversas instituições financeiras já estão integrando seu sistema às novas requisições do Banco Central (BC), de forma que o relacionamento bancário no Brasil seja cada vez mais aberto e competitivo.
Segundo o BC, o Open Banking é composto especialmente pelo compartilhamento de dados, produtos e serviços, e pela abertura e integração de plataformas e infraestruturas, sendo os grandes objetivos:
- Ampliar a competição entre instituições financeiras na conquista do cliente;
- Melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros;
- Incentivar a inovação do mercado financeiro;
- Promover a cidadania financeira a todos os brasileiros
Mas quais são as vantagens do Open Banking para o dia a dia dos consumidores?
Mais liberdade para clientes bancarizados
Embora existam diversas inovações no mercado financeiro, alguns pontos ainda podem apresentar aspectos burocráticos, que levam o cliente a optar por um banco no qual já tem relacionamento ao invés de aderir aos serviços de outras instituições.
Com o Open Banking, todos os dados de relacionamento serão migrados (mediante autorização do próprio cliente), e facilitarão a livre escolha dos consumidores brasileiros por serviços que mais se adequarem às suas necessidades.
Facilitação e barateamento do crédito
O Open Banking também promete facilitar o acesso a crédito para os brasileiros e baixar as taxas de juros, uma vez que as ofertas serão mais competitivas e o próprio cliente poderá optar por aceitar a proposta de uma ou outra instituição.
Ambiente mais competitivo para ofertas financeiras
Com mais liberdade para o consumidor, as instituições financeiras precisarão inovar para prestar um serviço de qualidade e oferecer um melhor produto a seus clientes, de maneira a convencê-los a ficar. Isso porque, em um ambiente mais competitivo e facilitado em relação à escolha, muitos clientes podem optar por mudar para a concorrência.
Informações financeiras muito mais seguras
A chegada da LGPD contribui com a segurança de compartilhamento de dados para o Open Banking. Além disso, mecanismos para garantir a segurança já foram criados pelas empresas participantes e autenticados pelo BC, e estão em operação para garantir uma infraestrutura e compartilhamento de informações completamente seguros aos usuários.
Maior distribuição de serviços
Além das vantagens para a rotina dos brasileiros, o Open Banking também promete ampliar a distribuição de serviços e produtos financeiros para bancos e fintechs. Isso porque, por intermédio da integração de APIs, as instituições têm a oportunidade de abraçar novos mercados e garantir novos canais de distribuição, que vão muito além do app ou das agências físicas.
Saiba mais de open finance aqui!