Março 2021 | Open Finance

Quais as vantagens do Open Banking?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Open Banking Brasil já é uma realidade. Com a agenda de integrações iniciais ativa desde 1º de fevereiro deste ano, diversas instituições financeiras já estão integrando seu sistema às novas requisições do Banco Central (BC), de forma que o relacionamento bancário no Brasil seja cada vez mais aberto e competitivo.
 

Segundo o BC, o Open Banking é composto especialmente pelo compartilhamento de dados, produtos e serviços, e pela abertura e integração de plataformas e infraestruturas, sendo os grandes objetivos: 

  • Ampliar a competição entre instituições financeiras na conquista do cliente;
  • Melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros;
  • Incentivar a inovação do mercado financeiro;
  • Promover a cidadania financeira a todos os brasileiros

Mas quais são as vantagens do Open Banking para o dia a dia dos consumidores? 

Mais liberdade para clientes bancarizados

Embora existam diversas inovações no mercado financeiro, alguns pontos ainda podem apresentar aspectos burocráticos, que levam o cliente a optar por um banco no qual já tem relacionamento ao invés de aderir aos serviços de outras instituições.

Com o Open Banking, todos os dados de relacionamento serão migrados (mediante autorização do próprio cliente), e facilitarão a livre escolha dos consumidores brasileiros por serviços que mais se adequarem às suas necessidades. 

Facilitação e barateamento do crédito

O Open Banking também promete facilitar o acesso a crédito para os brasileiros e baixar as taxas de juros, uma vez que as ofertas serão mais competitivas e o próprio cliente poderá optar por aceitar a proposta de uma ou outra instituição. 

Ambiente mais competitivo para ofertas financeiras

Com mais liberdade para o consumidor, as instituições financeiras precisarão inovar para prestar um serviço de qualidade e oferecer um melhor produto a seus clientes, de maneira a convencê-los a ficar. Isso porque, em um ambiente mais competitivo e facilitado em relação à escolha, muitos clientes podem optar por mudar para a concorrência.

Informações financeiras muito mais seguras

A chegada da LGPD contribui com a segurança de compartilhamento de dados para o Open Banking. Além disso, mecanismos para garantir a segurança já foram criados pelas empresas participantes e autenticados pelo BC, e estão em operação para garantir uma infraestrutura e compartilhamento de informações completamente seguros aos usuários.

Maior distribuição de serviços

Além das vantagens para a rotina dos brasileiros, o Open Banking também promete ampliar a distribuição de serviços e produtos financeiros para bancos e fintechs. Isso porque, por intermédio da integração de APIs, as instituições têm a oportunidade de abraçar novos mercados e garantir novos canais de distribuição, que vão muito além do app ou das agências físicas.

Saiba mais de open finance aqui!