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O que esperar do Open Finance?

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Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, até mesmo operações financeiras têm entrado para o mundo digital e soluções como o Open Finance, por exemplo, têm surgido.
 

Inclusive, o Pix é um ótimo exemplo de inovações bancárias, já que é uma forma muito mais rápida e prática de realizar transferências de uma conta para outra, mesmo que sejam bancos distintos.

Dessa forma, até os produtos e a maneira como eles têm sido vendidos nesse mercado está diferente do que era alguns anos atrás e, para este ano, há muito o que esperar dessas transformações.

Entendendo o Open Finance

 

A pandemia de covid-19 antecipou um processo que já estava começando a ser tendência no mercado financeiro, que é o fato das transações serem realizadas por meio digital.

Assim, visando estimular o uso de tecnologias e promover inovações, o Banco Central do Brasil iniciou o Open Banking - e agora, Open Finance - , em 2021.

Esse sistema é uma etapa que vem depois do Open Banking ser consolidado no país e tem alguns objetivos, como:

- Disponibilizar dados financeiros para os bancos e instituições financeiras, com a autorização do usuário e a gestão do Banco Central;

- Migrar informações entre contas;

- Permitir que o cliente tenha acesso a suas informações bancárias e o direito de compartilhar com as instituições que desejar e escolher quais dados quiser;

- Incluir no processo outras instituições além de bancos, como as seguradoras, as corretoras de investimentos e a previdência, por exemplo;

- Ajudar os clientes a terem serviços mais personalizados e preços mais adequados, conforme cada perfil.

Desse modo, essa solução pode ser uma maneira muito importante de tornar o atendimento ao cliente mais especializado e promete uma maior segurança nos procedimentos, seguindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

Expectativas para o Open Finance

 

Com o Open Finance, o Banco Central espera que haja mais transparência nos procedimentos da parte dos bancos e instituições para com seus clientes.

Além disso, 2022 é um ano em que se espera que seja a consolidação desse sistema e que serviços financeiros personalizados e mais acessíveis sejam criados, para atender às necessidades dos cidadãos.

Também há expectativa de que exista um crescimento na competitividade do mercado bancário, que acaba por estimular melhores ofertas nos produtos e serviços, e uma maior autonomia dos clientes, para que sejam donos de seus próprios dados.