Abril 2022 | Open Finance

Open Finance permite a cidadão ser dono de seus próprios dados

Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com Mauricio Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, o Open Finance é uma solução que traz ao cidadão o direito de ser dono de seus próprios dados.
 

Isso porque trata-se de um sistema financeiro que é gratuito e seguro para o compartilhamento de dados, sejam de pessoas físicas ou jurídicas.

Com isso, os clientes de instituições financeiras obtêm vantagens em sua utilização, já que poderão consultar suas informações de todas as instituições que estão envolvidas nessa modalidade, e tudo no mesmo lugar.

O que o Open Finance traz de bom?

O Open Finance, que foi implantado em 15 de dezembro de 2021, com a criação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre proteção de dados, tem se mostrado uma evolução do Open Banking, e oferece benefícios como:

- Amplia o compartilhamento de dados, sejam financeiros, pessoais ou bancários, entre instituições, como seguradoras, previdência, entre outras;

- Traz diferentes soluções que se adequam conforme o público;

- É possível que clientes migrem de uma instituição a outra, dependendo da proposta fornecida;

- Os usuários têm maior autonomia para tomar as próprias decisões;

- Dá para aproveitar melhor as propostas de provedores;

- O usuário têm maior controle da vida financeira;

- Com as instituições conhecendo o perfil das pessoas, as ofertas de produtos financeiros são mais assertivas e direcionadas;

- A pessoa pode escolher quais dados podem ser compartilhados e por quanto tempo.

Porém, é necessário que o cidadão autorize essas transações, ou seja, ele precisa estar por dentro de toda essa movimentação. Além disso, estudos mostram que cada vez mais os brasileiros estão criando contas em instituições financeiras.

Isso se deve ao fato dos novos produtos e de como eles têm sido apresentados aos clientes, pois os consumidores estão se tornando mais independentes e informados, por isso assumem mais o seu papel de donos de seu próprio histórico financeiro.

Com o Open Finance, as pessoas podem conseguir produtos personalizados e tarifas que são muito mais vantajosas do que antes desse sistema ser criado.

Até porque a ideia é que o cliente de bancos e outras empresas voltadas para esse mercado consiga obter o melhor do sistema financeiro para benefício dele mesmo. E para as instituições financeiras, isso pode agregar mais valor e melhorar a competitividade. É a maneira que o Banco Central encontrou de utilizar a tecnologia para beneficiar tanto cidadãos quanto empresas.